Carta aberta ao ministro Joaquim Barbosa
Em nome de milhões de brasileiros e brasileiras insisto na solicitação para que concorra à Presidência da República, em 2018. Precisamos de alguém com capacidade de resolver conflitos e lidar com a diversidade, simultaneamente, agindo com serenidade sem frieza e firmeza sem rusticidade.
São vários os apelos para que entre na disputa. Recorro ao que, certamente, silenciosamente, ser-lhe-á mais caro. Trata-se do exemplo. Do inédito. Do mineiro, da humilde Paracatu, que venceu, que foi mais longe, atravessou oceanos.
Imaginamos as enormes intempéries que enfrentará na campanha, mas também sabemos que seus ancestrais lhe darão a devida força para os ventos que virão. Seu trunfo é a experiência dos enormes esforços que desprendeu para esculpir-se.
Vossa Excelência é referência positiva para afro-brasileiros, negros, pretos ou pardos como queiram os leitores e eleitores. Inspire-se em Milton Nascimento “mas, é preciso ter manhã, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.
Ter, na urna eletrônica, um rosto, que traz as marcas e o brilho que representam milhões espalhados por este enorme Brasil será louvável e memorável para todos. Constar na página do TSE, o nome Joaquim Benedito Barbosa Gomes levará milhões às lágrimas, por terem aguardado décadas para esta oportunidade. Siga sua sina de filho primogênito.
As credenciais e os laços de cordialidade que semeou na Uerj, PUC-RJ, MPF e parte do Itamaraty lhe serão gratos. Use o talento que lhe sai pelos poros, sirva-se da agudeza analítica e outras virtudes, como ocorre aos notáveis músicos, que aprendem de ouvido.
Haverá arrazoados, decerto, para sustentar uma decisão contrária, por favor, pondere. Lembre-se: a maior parte dos eleitores vota com a emoção. Auxilie o Executivo a prestar a tempo e com eficiência os serviços públicos essenciais à população. Não será apenas uma decisão – será um projeto. Assino, cordialmente.
profronilson@gmail.com