PAPO DE PESCADOR
Bom dia aos amigos pescadores. Espero que tenham passado uma boa semana e que tenham pescado bastante.
Entramos no período da PIRACEMA ou DEFESO, que deu início na região sudeste no dia 1º de novembro de 2017 e se encerra no ultimo dia de fevereiro de 2018.
Este é o período de reprodução dos peixes, um período muito importante ou até crucial para a sobrevivência e renovação das espécies aquáticas, que normalmente sobem as águas para desovar. Neste período a pesca fica restrita, podendo sofrer fiscalização de multa e apreensão do material.
É um período onde as chuvas se tornam mais frequentes e intensas, com o aumento das temperaturas e do nível das águas, despertando instintivamente nos peixes o início da grande aventura de migração para reprodução, onde estes sobem os rios em cardumes e normalmente estão mais lentos, mais frágeis e vulneráveis. Esta atitude de preservação, quando respeitada pelos pescadores, preserva e renova até 90% das espécies, segunda estudos do próprio IBAMA.
É de suma importância que nós, pescadores, tenhamos a atitude proteger nossas espécies sempre, mas principalmente neste período. É dever e obrigação de qualquer pescador que se preze e ama a pesca, fazer seu papel de proteger a natureza, NÃO pescando nesta época, denunciando aos órgãos competentes quando alguma coisa irregular for detectada, como redes ilegais, venda de peixes abaixo de medida, dentre outras fatores e atitudes ilícitas.
Vamos passar esta ideia adiante, vamos conscientizar nossos amigos, nossas crianças, vamos fazer a nossa parte para que nossos filhos possam ter o prazer de pescar e ver no meio ambiente todas as espécies da natureza.
Conscientização, esta é a palavra chave. Passe adiante, plante esta semente, seus filhos e netos podem precisar dela! Quem ama cuida!
A família Pescaria dos Amigos sempre fazendo sua parte!!!
Afonso – Pescaria dos Amigos
Veja mais no blog Papo de Pescador
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.