Serra Velha está por um fio
Não significa que demais localidades atingidas pelas enchentes deste ano não estejam em situação difícil, mas a Serra Velha está por um fio. O tráfego de ônibus sequer pode voltar e algo emergencial precisa ser feito. Além do que já caiu da pista – são muitos pontos desbarrancados – há ainda risco de mais deslizamentos de terra e pedras em muitas áreas.
Mais rapidez
O governo do Estado, que iria aplicar R$ 19 milhões na revitalização da estrada – obra que começou em dezembro, a passos de cágado manco – anunciou que vai prever mais intervenções. Mas, até fazer projeto executivo… O negócio ali tá muito, mas muito feio. Vai ser preciso acelerar demais alguma coisa emergencial.
Lotadas
Com pista comprometida, a Serra Velha só conseguiu ter a circulação de carros nos últimos dias por causa das chuvas. Ônibus e caminhões nem pensar. E assim, o povo que precisa se deslocar entre Petrópolis e Magé usou as… lotadas.
Sob nova direção
Com a estadualização do Restaurante Popular, a empresa PCT, que ganhou a licitação em setembro para administrar o espaço por 12 meses, teve o contrato rescindido. E olha que foi um certame longo e cheio de vai não vai.
Sorteio de vagas
O Centro de Educação Profissional de Tecnologia da Informação da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) abriu sorteio para vagas do Curso Técnico de Nível Médio em Informática em Petrópolis. As inscrições podem ser feitas até domingo, sem taxas. São 57 vagas para quem já tenha concluído o Ensino Médio, ou quem esteja matriculado no 2º ano do Ensino Médio no ato da matrícula.
Fiscalização
Já tem um mês que a Câmara de Vereadores formou uma Frente Parlamentar para fiscalizar verbas que a prefeitura recebeu de socorro às chuvas? Porque já deve ter alguma coisa para mostrar do que foi fiscalizado, né? Ou não?
Alerta
Como vocês vão acompanhar nas páginas de Cidade da Tribuna, o Ministério Público abriu um procedimento para apurar como e quando foi feito alerta das chuvas antes do dia 15 de fevereiro. Talvez a partir disso, como sugerem leitores da coluna, as autoridades apliquem não apenas um alerta meteorológico, mas de fechamento de vias e outras providências. Tecnologia para isso tem de montão.
Mais ajuda
Pela quantidade de pontes e calçadas destruídas, conforme a Tribuna vem noticiando e ainda muitas ruas obstruídas e requerendo obras emergenciais vai ser preciso que a prefeitura, sem vaidades, peça mais ajuda. Porque só apenas equipes de limpeza não vai dar conta, não. Obras de engenharia e maquinários são necessárias
Mobilidade
O advogado Fábio Alves foi escolhido para presidir a Comissão Especial de Estudos sobre Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado do Rio. Um desafio e tanto diante da fragilidade do sistema de transporte público e do colapso no fluxo de trânsito da capital e cidades de grande porte.
Show
A cantora Adriana Calcanhoto sobe a serra em maio para inaugurar a casa de espetáculos Soberano, em Itaipava. Fernanda Montenegro também confirmou presença no espaço, em julho, com a leitura dramática “Nelson Rodrigues por ele mesmo”.
Calouro
Na audiência ontem, no Senado, em formato híbrido, para a discussão de habitação para vítimas das chuvas, o prefeito Rubens Bomtempo disse: “Eu sou médico, não sou nenhum político profissional”. No quarto mandado de prefeito, além de acumular um como vereador e mais um ano como deputado estadual, já não cabe a declaração.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br