• Detran reabre posto de habilitação, mas serviço de vistoria continua parado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/11/2017 09:40

    Os postos de habilitação do Detran de todo o Estado do Rio de Janeiro já estão voltando a funcionar, depois que a empresa PVAX Consultoria e Logística Ltda assumiu o serviço substituindo a Prol, que antes era a responsável pela contratação e pagamento dos funcionários. A mudança faz parte de uma estratégia do Detran para regularizar o pagamento dos terceirizados, desmobilizando a greve que paralisa os serviços há mais de um mês em 100 unidades do Estado. 

    Em Petrópolis, o posto de atendimento do terminal Centro está funcionando parcialmente, com atendimento somente de casos referentes à carteira de habilitação, como provas teóricas, renovação e emissão de CNHs. Já a parte de identificação civil ainda não voltou a funcionar. “Voltamos na terça-feira, depois que substituíram a empresa que nos contrata. Prometeram regularizar os pagamentos. Vamos ver como fica agora. Mas, por enquanto, só a parte de carteiras de habilitação está aberta. Todo o restante continua em greve”, contou um funcionário.

    Já o posto de vistoria veicular, no Alto da Serra, continua fechado. A promessa do órgão é que uma nova empresa assumirá o serviço na próxima segunda-feira (13). Assim, o problema referente ao pagamento dos funcionários deverá ser sanado. “O Detran-RJ espera que o serviço de atendimento à população possa ser normalizado o mais rápido possível”, diz uma nota enviada pelo órgão, que não informou o nome da nova empresa que assumirá este serviço. Hoje, os funcionários que atuam nesta área também são contratados pela Prol.

    A substituição de empresas faz parte de um plano de contingência montado pelo órgão para minimizar os impactos e tentar desmobilizar a greve. Além dessa medida, o Detran também ampliou os prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. Agora, os veículos com a placa  terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

    A greve começou no último dia 8, quando funcionários justamente da parte de habilitação começaram a restringir atendimento no posto que fica dentro do Terminal Rodoviário do Centro. Sem receber salários desde agosto e com vales alimentação e transporte atrasados, uma semana depois foi a vez dos funcionários do posto de vistoria do Alto da Serra cruzarem os braços. Posteriormente, o serviço de identificação civil também parou. A expectativa é que todos os serviços sejam normalizados a partir de segunda-feira. 



    Últimas