Calçadas no Centro Histórico são levadas pela enxurrada
Apenas na Avenida Roberto Silveira, são pelo menos seis trechos com deslizamentos
Caminhar por Petrópolis sempre foi a principal forma de conhecer as belezas do Centro Histórico. Mas, depois das duas fortes chuvas que atingiram a cidade, andar pelas calçadas se tornou perigoso. Em vias importantes, trechos do passeio foram levados pela água, como na Avenida Roberto Silveira, além de buracos na calçada por toda a Rua do Imperador.
Somente na extensão da Avenida Roberto Silveira, são pelo menos seis deslizamentos entre a rua e o leito do rio, além da ponte para pedestres que liga os dois lados da via, que foi completamente retorcida pela força da correnteza no último domingo(20).
Em um trecho, em frente à Praça 14 Bis, está o maior motivo de preocupação. Parte da terra deslizou, deixando uma árvore prestes a tombar. Aproximadamente um metro da calçada já cedeu, mas, ao olhar pelo outro lado da rua, é possível ver que a terra embaixo de grande parte da estrutura desceu. Mesmo assim, não há nenhum tipo de sinalização no local e os pedestres, sem saber, continuam passando. No trecho danificado em frente ao Clube Petropolitano, é possível ver que toda a terra já deslizou, inclusive abaixo do asfalto.
Já na Avenida Tiradentes, parte da calçada e também da rua foram levadas pela enchente. No local, foi feito o devido isolamento. Entre o início da Tiradentes e o final da Rua da Imperatriz, há pelo menos outros cinco deslizamentos.
Após a publicação da matéria, a Secretaria de Obras informou que vem realizando intervenções em diferentes pontos da cidade para restabelecer a mobilidade e garantir a segurança dos moradores. Os locais citados pela reportagem também irão receber os reparos.
*Matéria atualizada às 17h39 – 24/03/2022.