• Comdep já plantou 7,2 mil mudas de hortênsia pela cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/11/2017 14:15

    Petrópolis está voltando a ser a cidade das Hortênsias. Desde abril, o setor de jardinagem da Comdep já plantou 7,2 mil mudas e, agora, elas começando a florescer. Av. Koeler, pórtico do Quitandinha, Palácio de Cristal, Praça dos Expedicionários e outros locais estão começando a ficar coloridos com azul claro, roxo, verde, rosa e amarelo das flores que estão nascendo. 

    O plantio de Hortênsias foi uma determinação do prefeito Bernardo Rossi e um pedido do bispo diocesano Dom Gregório Paixão para retomar uma tradição que foi abandonada na cidade. 

    “Eram mais de seis anos sem uma muda plantada. Agora, a cidade está começando a ganhar mais vida e mais cores novamente, um resgate de uma Petrópolis mais florida tanto para os moradores quanto para os turistas”, diz o prefeito Bernardo Rossi. 

    Essa é uma tradição iniciada ainda na década de 1910, quando o prefeito Oswaldo Cruz plantou pessoalmente mudas de Hortênsias. Nas décadas de 60, 70 e 80, Petrópolis era conhecida como “Cidade das Hortênsias” pela quantidade imensa de flores em todo município. A intenção é retomar essa marca que ajudou a transformar Petrópolis em uma das cidades mais bonitas do Brasil. 

    Após mais de seis depois do início do replantio, as flores começaram a desabrochar. Para isso, a equipe de jardinagem rega os canteiros com frequência e utiliza também podas de árvores trituradas como adubo, o mantém a terra úmida e permite que cresçam. Elas podem chegar até 1,5 metro, mas serão podadas bem antes disso, com metade dessa altura, entre julho e agosto de 2018. Com isso, elas darão novas flores e vão gerar outras mudas. 

    “Em três meses, plantamos 5,5 mil e o nosso objetivo é chegar a 10 mil mudas. Uma cidade como a nossa não pode ficar sem a beleza que essas flores trazem. Esse é um serviço que começou e terá sequência daqui para frente”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva. 

    Ao longo do ano, a Comdep já plantou 33 mil mudas de outros 64 tipos de flores em todo município. Apesar de embelezar a cidade, a empresa ainda luta contra o furto de mudas. Na última semana, a equipe de jardinagem precisou refazer o serviço depois que algumas plantas foram removidas de canteiros da Praça XIV Bis, no Centro. O problema atrasa o serviço (que já poderia ser mais amplo) e causa prejuízo aos cofres públicos. 


    Últimas