• Detran substitui empresa terceirizada e postos devem reabrir

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/11/2017 08:45

    Depois de quase um mês da greve que afeta os serviços do Detran em grande parte do Estado do Rio de Janeiro, o órgão anunciou a substituição da empresa Prol, responsável pela contratação dos funcionários, por duas outras empresas. O objetivo é solucionar os atrasos no pagamento e por consequência encerrar a greve. No entanto, não foi informado quando o funcionamento das unidades será normalizado.

    A mudança foi anunciada ontem à tarde, na página do Detran, na internet. A partir de hoje a PVAX Consultoria e Logística Ltda assumirá todo o serviço de habilitação do departamento, após a saída da Prol, efetuada no último fim de semana. Além disso, segundo o órgão na próxima segunda-feira, 13, outra firma assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que ocorrerá no próximo dia 11. Com essas contratações, na sequência, é esperada uma normalização dos serviços.

    A greve afeta hoje pelo menos 100 unidades de todo o Estado. Em Petrópolis todos os serviços estão paralisados e não há expectativa de retorno às atividades. O movimento começou no dia 8 de outubro, quando funcionários do setor de habilitação do Terminal Rodoviário do Centro cruzaram os braços, por conta da falta de pagamento de salários, vale alimentação e também do vale transporte. Uma semana depois, o posto de vistoria do Alto da Serra também decidiu aderir ao movimento, pelo mesmo problema. E o último serviço que funcionava na cidade – a parte de identificação civil – foi paralisado há duas semanas.

    Na última reportagem sobre o movimento, a Tribuna relatou o caso de funcionários que estão pedindo dinheiro a amigos para conseguir quitar os débitos de contas no fim do mês. “Não estou conseguindo pagar nada. Estou com vergonha”, contou um deles. A situação é tão complicada que tem gente sem conseguir sair de casa por não ter dinheiro para pagar a passagem. “Foi de uma hora pra outra. Eles não estavam pagando em dia, mas de um tempo pra cá piorou, e não deu pra gente planejar nada. Não temos uma reserva para segurar até lá. Estamos numa situação muito complicada mesmo. Descaso total”, contou.

    Por conta da paralisação, as vistorias estão suspensas em pelo menos 16 postos do Estado, e por isso o Detran teve que adiar o prazo final para a licenciamento dos carros com placas de final 8 ou 9, que terminariam no fim do mês passado. Para as placas de final 8, o novo prazo termina no próximo dia 30. E para as placas com final 9, a vistoria será até 31 de dezembro. 

    Sem funcionários o suficiente para executar os serviços, o Detran conta com os concursados em mutirões para manter as atividades em pontos específicos do Estado. Agora, com as novas empresas, a expectativa é de que nos próximos dias o serviço volte a funcionar em todo o Estado.




    Últimas