Comissão propõe mudança da praça de cobrança de pedágio na BR-040
Para o líder do PDT na Câmara Municipal, vereador Jamil Sabrá Neto, não há mais dúvida de que são os petropolitanos e os turistas que estão levando o maior prejuízo com a cobrança do pedágio no inicio da serra de Petrópolis. O vereador recebeu a resposta ao ofício encaminhado a Agência Nacional de Transportes Terres (ANTT), onde é informado em que 2016, a Concer arrecadou nesta praça de pedágio cerca de R$ 122.447.652,00, uma diferença de R$ 46.119.532,00 da arrecadada na praça localizada em Barra Mansa.
Conforme os dados encaminhados pela ANTT para o vereador, de 2012 a 2016, a diferença entre os dois pedágios teve um total de R$ 246.639.614,00, sendo que nestes cinco anos, o pedágio do inicio da Serra teve uma arrecadação muito superior ao de Barra Mansa. “Fica claro com estes dados que quem vem sustentando a Concer é o petropolitano e os turistas que vêm para Petrópolis, causando grande prejuízo à economia da cidade”.
Jamil Sabrá disse que isto ocorre porque o petropolitano que sobe e desce a serra diariamente não tem outra opção e, por isso, se vê obrigado a pagar o pedágio, sem ter uma estrada com qualidade e com toda a segurança necessária ao trânsito.
Com relação ao pedágio de Barra Mansa, Sabrá lembra que os motoristas ainda têm a possibilidade de passar pela Estrada União Indústria evitando assim a praça de pedágio, passando pela Posse e retornando a BR-040 em Areal.
O vereador comentou que não há esta opção para quem desce a serra. A única forma de evitar o pedágio é descendo ou subindo a Serra da Estrela (Serra Velha), passando por Piabetá, o que torna a viagem muito mais longa e com mais risco. Para ele a solução seria transferir o pedágio para algum lugar próximo à Reduc onde há um trânsito maior e que “não penalizaria diretamente o petropolitano” e permitiria a redução da tarifa. Os dados encaminhados pela ANTT para o vereador, mostram que a arrecadação da Concer em 2012 com o pedágio da serra e de Barra Mansa foram: R$ 173.174.850,00 (2012); R$ 180.101.668,00 (2013); R$ 181.899.275,00 (2014); R$ 183.458.561,00 (2015); e R$ 198.775.772,00 (2016). Jamil Sabrá disse que os dados recebidos serão discutidos pela Comissão Especial que trata das empresas que controlam as estradas que passam ou estão próximas a Petrópolis.