Após temporal, Prefeitura suspende aulas nesta segunda-feira
*Atualização: a Prefeitura publicou uma nota retificando e ampliando a suspensão das aulas para toda a rede de ensino.
O temporal que atinge a cidade neste domingo (20) – provocando alagamentos em diversas ruas – acendeu o sinal de alerta e provocou a suspensão das aulas na rede pública e privada no município nesta segunda-feira (21). O comunicado foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo por meio de uma rede social. Horas antes, o núcleo Petrópolis do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE encaminhou ao próprio prefeito, à chefe de gabinete Luciane Bomtempo e à secretária de Educação Adriana de Paula um um ofício pedindo a suspensão das atividades escolares.
“Em caráter de urgência, (viemos) requerer que as atividades escolares presenciais sejam suspensas no dia 21, em razão das fortes chuvas ocorridas no dia de hoje (20)”, diz o documento encaminhado pelo sindicato, que ainda lembra do alerta feito pela própria Defesa Civil sobre as condições do tempo também na segunda-feira. “a previsão da Defesa Civil de chuvas ainda mais fortes para amanhã”.
O documento encaminhado pelo Sepe ainda lembra dos efeitos da tragédia do dia 15. “Vivemos recentemente momentos muito difíceis nas unidades da rede pública, quando das últimas chuvas que vitimaram centenas de pessoas em nossa cidade. Portanto, acreditamos que a medida ora requerida seja a mais responsável e prudente neste instante, visando garantir a segurança e preservar a vida de toda a comunidade escolar, incluindo os profissionais da educação, estudantes e responsáveis”.
Pouco antes do envio do ofício, em um vídeo postado em uma rede social, uma das representantes do núcleo Petrópolis da entidade de classe, Rose Silveira, ressaltou os riscos . “Existe um alerta de chuva forte para o dia de hoje e o de amanhã. Se existe esse alerta é preciso que a secretária de educação, Adriana de Paula, e o prefeito Rubens Bomtempo lancem um comunicado urgente para a suspensão das atividades nas escolas e Centro de Educação Infantil (CEI) no dia de amanhã. Não é seguro que as pessoas estejam à caminho das escolas. Não é seguro que as pessoas estejam lá nas escolas em um momento desses. Nós estamos ainda em um momento muito grave. Hoje, com uma hora de chuva a cidade ficou alagada e a chuva ainda continua”, disse.