• Novo temporal volta a alagar ruas de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2022 16:09
    Por Vinícius Ferreira

    Pouco mais de um mês depois da maior tragédia socioambiental de sua história, a cidade de Petrópolis volta a sofrer com as chuvas de verão. Na tarde deste domingo, a chuva começou perto das 14h e não demorou muito para que as principais vias da cidade voltassem a ficar submersas.

    Na Rua Coronel Veiga, que liga o Quitandinha ao Centro, a água do rio que leva o mesmo nome do bairro, já tomando as rua, submergiu os carros. Em um vídeo é possível ver o momento em que pessoas são resgatadas por funcionários de um posto de combustíveis, no momento em que a água já arrastava os ocupantes do veículo, na altura da Volkswagen. No entorno, vias como a Olavo Bilac também tiveram transbordamento. Na Rua São Sebastião, a força da enxurrada arrancou placas de asfalto.

    Ao longo desse início de tarde, onde a chuva continua a cair, mais registros foram surgindo. Quase todos os mesmos locais que foram castigados pela chuva de 15 de fevereiro. Houve alagamentos no trecho da Rua Teresa em frente à Caixa Econômica, onde uma grande barreira caiu no temporal do mês passado. Em registros de moradores é possível ver caixas de feirantes arrastadas pela força da água. Também há registros de muita água e lama descendo de outro ponto, na Rua 24 de maio.

    Na rua Imperador, houve alagamento no trecho entre a Rua Washington Luiz e o Obelisco. A água voltou a inundar ainda pontos turísticos como a praça Visconde de Mauá (conhecida como “Praça da Águia”) e na praça Dom Pedro II. Em imagens feitas a pouco, é possível ver carros sendo arrastados pela força da água no trecho próximo ao CEFET (o antigo Fórum da cidade). Lojas voltaram a ser invadidas pela água.

    Chove forte em diferentes pontos da cidade, com registro de alagamentos ainda no Valparaíso e Bingen. No Chácara Flora, um dos mais atingidos pelas chuvas do mês passado, a lama que vinha sendo depositada na quadra de esportes do bairro está sendo arrastada pela força da água e invadindo o terreno de casas que ficam em trechos abaixo do local. “Nós alertamos a Comdep, a Prefeitura”, Celso, que enviou uma mensagem para a Tribuna de Petrópolis logo no início do temporal.

    Defesa Civil alerta para chuva forte

    Às 9h31 a Defesa Civil de Petrópolis emitiu um alerta à população por meio do sistema de mensagens por SMS, informando que a cidade seria alvo de chuva e ventos intensos na tarde de domingo e durante a segunda-feira (21). Às 13h18, um novo alerta informava sobre pancadas de chuva moderada a forte nas próximas horas. Às 15h07, o alerta era sobre a permanência das chuvas fortes no domingo e o “alto risco de inundações e deslizamentos de terras”.

    Segundo a Defesa Civil, por meio de nota, o trânsito chegou a ser bloqueado na Coronel Veiga, após o registro de 85mm de chuva. Disse ainda que chegou a fazer neste momento o segundo acionamento das sirenes para alertar a população que vive nas áreas de risco e orientou para que as pessoas se desloquem para os 19 pontos de apoio seguros.

    Últimas