• Mais de um mês após a tragédia, Espaço dos Direitos Humanos ainda não retomou as atividades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2022 18:42
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Mais de um mês após a tragédia do dia 15 de fevereiro, o Espaço dos Direitos Humanos do Governo do Estado ainda não foi reaberto. O equipamento fica no imóvel aos fundos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Centro, na Rua D. Pedro, e abriga o Núcleo de Atendimentos às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR), o Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação (NAFADD) e o Centro de Cidadania LGBTI-Serrana II (CCLGBTI). De acordo com a Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado, o imóvel foi interditado após chuvas e a reabertura depende de uma reavaliação da Defesa Civil. 

    O Espaço foi inaugurado em dezembro do ano passado. Petrópolis é o segundo município no Estado a receber o Núcleo para atendimento às famílias de desaparecidos. O equipamento oferece o suporte necessário para a busca do desaparecido e também facilita o acesso à documentação básica aos familiares. Um serviço essencial na resposta à tragédia. 

    Além do NAVIR que oferece atendimento de assistência social, jurídica e psicológica a quem sofre com violações ocasionadas por discriminação, intolerância ou racismo religioso. O programa foi iniciado em fevereiro do ano passado, a unidade de Petrópolis é a primeira na Região Serrana.  E o CCLGBTI, que oferece atendimentos à população LGBTQIA+ nas áreas de assistência social e psicológica, além de assessoramento jurídico de casos judicializados. O CCLGBTI é vinculado ao Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia.

    De acordo com o Governo do Estado, após a interdição devido às chuvas de 15 de fevereiro, a Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado, a Superintendência de Políticas LGBTI e a própria Prefeitura de Petrópolis já solicitaram a reavaliação da interdição pela Defesa Civil, que ainda não foi no local.  O CRAS que fica no mesmo endereço foi reaberto há duas semanas.

    Enquanto o equipamento não reabrir, o Centro de Cidadania LGBTI Baixada I, localizado em Duque de Caxias, está responsável pelos atendimentos no município de Petrópolis, como acontecia antes da inauguração do equipamento em Petrópolis. O CCLGBTI Baixada I está localizado na Rua Frei Fidelis, s/n, em Duque de Caxias. O serviço pode ser acionado também pelo telefone 0800 0234567, o Disque Cidadania e Direitos Humanos.

    Últimas