• Fabiana Soares é campeã brasileira de esgrima sobre cadeira de rodas

  • 04/11/2017 12:00

    Em um fim de semana praticamente perfeito na cidade de São Paulo, a petropolitana Fabiana Soares conquistou o Campeonato Brasileiro de Esgrima sobre cadeira de rodas. A competição aconteceu no último dia 28 de Outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico da capital paulista.

    O ano de 2017 vinha deixando um gostinho de “quero mais” na esgrimista do Magnólia, em abril, bateu na trave ao ficar em segundo lugar na 1ª Copa Brasil de Esgrima Sobre Cadeira de Rodas. Depois foram 4 meses de treinamento até a 2ª Copa Brasil e ela novamente ficou no quase, medalha de prata na espada e bronze no florete. 

    Apesar dos bons resultados nas duas edições da Copa Brasil, faltava um título para fechar a temporada com chave de ouro. Não falta mais. Após 9 vitórias em 11 combates, Fabiana pôde soltar o grito de campeã. A também fisioterapeuta conquistou o Campeonato Brasileiro da modalidade sobre cadeira de rodas, no florete, tornando-se a primeira atleta do Estado do Rio de Janeiro a ter tal feito.

    A trajetória de Fabiana até subir no mais alto degrau do pódio nacional não foi fácil. A falta de patrocínios atrapalham a atleta, que tirou do próprio bolso o valor da passagem para São Paulo. A falta de conforto podia ser vista mesmo antes de entrar no ônibus, onde teve dificuldades para transportar a cadeira especial. A campeã comentou que em Petrópolis quem costuma ajudar muito é o superintendente de esportes do município Hingo Hammes. 

    Outras dificuldades, a esgrimista encontra nos treinamentos. Única a praticar o esporte sobre cadeira de rodas no estado do Rio de Janeiro, Fabiana costuma se preparar lutando com os adversários estando de pé, dessa forma não tendo os mesmos movimentos que suas adversárias nas competições. Por isso ela fez questão de agradecer seu treinador Guilherme Giffoni, parte importante na conquista do Brasileiro. 

    Após o título nacional, a atleta agora sonha em integrar a equipe da Seleção Brasileira e quem sabe disputar as olimpíadas de Tóquio em 2020 no Japão. 



    Últimas