• Servidão na Rua Teresa passa por limpeza, mas entulho é deixado na porta dos moradores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Pelo menos 40 famílias precisaram sair de casa e reclamam da falta de informações do poder público

    17/03/2022 09:03
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

    Há um mês fora de casa, moradores da Servidão Manoel da Cruz, ao lado do Shopping 608, na Rua Teresa, cobram respostas do poder público. De acordo com uma moradora, foi realizada uma limpeza em uma escada na servidão, mas o entulho foi deixado no local.

    A família da Fabiana, que tem 12 pessoas, mora na servidão e teve que deixar o local no dia 16 de fevereiro. O registro de ocorrência da Defesa Civil foi feito apenas no início de março, mas continua sem conclusão do laudo.

    “Já tem duas semanas que fizeram o registro, mas segue em análise. Ninguém fala nada, não dá uma posição. E o aluguel social também não é fácil de conseguir. Minha família tá espalhada pela casa de parentes, porque é o que dá”, contou Fabiana Truci, que explica que gostaria, pelo menos, de um prazo para saber se vai ou não poder voltar pra casa.

    “É muito desgastante não ter nem ao menos uma previsão de quando nossa vida voltará ao normal. Pagamos os impostos, as contas e quando precisamos nos deixam à deriva, à sorte”, desabafou Fabiana. A principal reivindicação é que o entulho deixado após a chuva seja retirado da servidão.

    “Uma equipe da Comdep esteve lá, limparam só as escadas e jogaram os entulhos para cima, no caminho de subida, em vez de colocarem na rua para ser recolhido pelas máquinas”, comentou.

    Foto: Divulgação moradores

    Na última semana, os moradores da servidão penduraram uma faixa cobrando respostas do poder público, pedindo “socorro! Estamos abandonados. A prefeitura limpou somente a escada e jogou entulhos em frente às nossas casas”.

    Moradores recebem contas mesmo sem abastecimento de água

    Uma das reclamações dos moradores é sobre itens básicos na servidão. De acordo com Fabiana, a luz do local foi reativada na última semana, mas estão sem água e esgoto. Porém, contas teriam sido enviadas mesmo sem o abastecimento.

    “Não temos uma previsão de religamento da água e do esgoto, mas recebemos a conta esse mês. Com nossas casas fechadas e abastecimento interrompido. Não dá pra entender”, falou Fabiana.

    O que diz a Prefeitura

    A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) informou que continua trabalhando na área da Rua Teresa, empenhada em retirar entulhos e barreiras das vias públicas. “A prioridade do trabalho, iniciado em toda a cidade logo após a chuva de 15 de fevereiro, é desobstruir e limpar as vias, para garantir a mobilidade das pessoas; em seguida, os detritos são retirados”.

    Divulgação

    Últimas