Quadra do Chácara Flora usada como transbordo de detritos tira o sono dos moradores
Moradores do bairro Chácara Flora denunciam um transbordo de detritos que vem sendo feito, segundo os moradores, pela Prefeitura, na quadra da comunidade. Diariamente, durante a madrugada, são depositados lixo e lama recolhidos em outras localidades e despejadas na quadra, que fica aos fundos do Centro de Educação Infantil Deise Eloi Gomes – interditada após as chuvas. O local, que foi um dos mais castigados pela tragédia do dia 15 de fevereiro, está dentro da área de interdição mapeada pela Defesa Civil.
Segundo os moradores, caminhões menores despejam o material sobre a quadra, para que, posteriormente, veículos maiores tirem e levem para outro local. “Eles estão usando a quadra como local de transbordo. São dezenas de caminhões todos os dias, que chegam à noite, por volta de meia noite, uma hora, e jogam tudo aqui. Só nesta madrugada foram 18 caminhões. Na anterior, foram 30 e isso vem acontecendo há vários dias”, afirma o aposentado Celso José Mesquita, que vive há 63 anos no bairro e registrou em vídeo a chegada dos caminhões na localidade.
Segundo o morador, um grupo de pessoas se reuniu com funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep, que estiveram no local e cobraram explicações, além de pedirem para que a quadra não fosse utilizada para o transbordo. “Isso é um absurdo. A gente já passou por tudo o que passou aqui e eles continuam nos expondo ao risco. Esse material pode sobrecarregar ali a creche, que já está interditada desde o dia 15, porque foi atingida pela barreira. A minha casa fica logo à baixo. Se chover forte, pode descer tudo para lá. E aí, quem vai se responsabilizar?”, questiona o aposentado.
O que diz a Prefeitura
Após a divulgação da matéria o governo municipal respondeu que:
A Comdep esclarece que o objetivo das operações noturnas é agilizar a limpeza urbana, remover de forma mais rápida os entulhos e detritos das ruas, causando o menor impacto possível no trânsito da cidade.
Com relação ao Chácara Flora, a Comdep esclarece que a operação na quadra é segura. O objetivo da companhia é limpar a comunidade e liberar a quadra o mais breve possível.
*Matéria atualizada quinta-feira (17) às 11h43 para acréscimo da informação do governo municipal