• Projeto do Cefet ganha prêmio de Sustentabilidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/11/2017 10:41

    A Braztoa anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 na noite da última segunda-feira, 30/10, em cerimônia no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu. O CEFET Petrópolis levou a melhor na categoria Projetos Inovadores. Com o objetivo de estimular o turismo em áreas protegidas, os alunos da CEFET desenvolveram um projeto de turismo astronômico para as regiões no Castelos do Açu, em Petrópolis, nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O passeio de baixo impacto à natureza é voltado para quem gosta de observar fenômenos que acontecem no céu, como eclipses, chuvas de meteoros e apreciar galáxias e constelações. Com a realização desses roteiros, pretende-se promover o turismo do local, criando alternativas de trabalho para a população e encorajando novos empreendimentos no setor. Ao levar os turistas a essas áreas de preservação ambiental, espera-se sensibilizá-los sobre a importância da conservação desses locais.

    Já a Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense, levou o Prêmio Top Sustentabilidade e ganhou, além de um vídeo exclusivo, produzido pelo Ministério do Turismo, uma bolsa de estudos 100% (cem por cento) no curso de Pós-Graduação EAD – Inovação E Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis do SENAC, que também vai dar uma consultoria para os vencedores de cada categoria. O case da empresa, que concorreu na categoria Meios de Hospedagem, é o trabalho com reuso de água, reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos guias de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia, feito adquirido com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado, direcionada para vasos sanitários.

    Durante a cerimônia, a Braztoa também anunciou que a edição 2018/2019 do Prêmio será em Ilhabela. Os premiados foram selecionados entre as 79 iniciativas cadastradas, número recorde entre todas as edições da premiação, por uma banca de jurados, composta por Alexandre Garrido (ABNT), Ariane Jane (Global Ecotourism Network), Caco de Paula (Agência Auá Brasil), Federico Asper (Espertise Investigación), Helena Costa (UNB), Isabel Barnasque (Ministério do Turismo), Jessica Kobayashi (SENAC) e Mariana Aldrigui (USP).



     


    Últimas