• Menino cria campanha de doações de livros como presente no aniversário de 10 anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/03/2022 09:49
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna


    A festa de aniversário de 10 anos do Antônio Rivero foi comemorada na última semana, na escola onde estuda. Mas a comemoração foi um gesto de solidariedade. Antônio ficou sabendo que o projeto Clube do Livro da Tribuna havia perdido uma grande quantidade de livros na enchente do 15 de fevereiro e, ainda, a quantidade de exemplares perdidos também na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, sensibilizado, o menino pediu como presente que os colegas doassem livros. Durante toda a semana, Antônio mobilizou a escola e nesta sexta-feira foi pessoalmente, acompanhado da mãe, Ana Letícia Rivero, levá-los até o jornal.


    Antônio nasceu no dia 29 de fevereiro, em um ano bissexto, e por isso comemorou o aniversário este ano no dia 1º de março. Ele estava aguardando a data para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 e, por isso, voltou às aulas apenas no dia 7, e já ganhou a festa no primeiro dia. Todos os 15 colegas de classe levaram pelo menos um livro, e alguns chegaram a levar duas ou mais exemplares. Ele conta que queria influenciar as pessoas a fazerem doações.
    “Tive a ideia de pedir os livros ao invés de presente no meu aniversário porque muita gente perdeu livros e ajudaria muito a comunidade. E assim, influencia outras pessoas a fazer coisas do tipo, doações e tudo mais”, disse Antônio Rivero.
    A mãe conta que a ideia surgiu como uma forma de mudar o foco da criança após a tragédia. “Ele ficou muito sensibilizado com tudo o que aconteceu, perguntando sobre as pessoas que morreram, sobre tudo. Por isso, comecei a pensar em uma maneira de mudar o foco, da tristeza para a ação. Procuramos formas de ajudar nosso bairro, a comunidade próxima, quem conhecemos. E aí vi a matéria no site da Tribuna sobre os livros perdidos no temporal e ele ficou muito sensibilizado”, explicou a mãe, Ana Letícia Rivero.


    “Já pegamos e deixamos livros no Clube da Tribuna várias vezes, então pensamos em tentar juntar livros para doar. Foi aí que ele decidiu pedir as doações como presente de aniversário para os amigos”, completou.
    Quem quiser doar ou pegar livros no Clube pode visitar a sede da Tribuna, na Rua Doutor Alencar Lima, 26.

    Biblioteca do Cefet perdeu 85% do acervo; prejuízo de R$ 800 mil
    Outra biblioteca que sofreu com os prejuízos provocados pelo temporal foi a Biblioteca do Cefet – Petrópolis, que fica na Rua do Imperador. O temporal destruiu 85% do acervo que contava com 8.205 exemplares. De acordo com a assessoria da unidade, o prejuízo ultrapassa os R$ 800 mil. No andar térreo da biblioteca, todo o acervo foi perdido, incluindo, além de livros, vídeos, DVDs, computadores, estantes, mesas e cadeiras.

    Já na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, 5% do acervo foi atingido pela chuva. No total, há cerca de 150 mil exemplares no espaço, e 8 mil foram destruídos. Na última semana, foi iniciada a catalogação do acervo que foi perdido. Entre os materiais atingidos, estão obras em braile, de material didático e duplicatas.


    Na livraria Nobel, no Centro Histórico, milhares de livros também foram perdidos, e imagens dos exemplares descartados na porta da loja viralizaram nas redes sociais. Mas a livraria também contou com a solidariedade do setor, uma mobilização foi iniciada pela Associação Nacional de Livrarias, Associação Estadual de Livrarias e Sindicato Nacional dos editores de livros e outras livrarias do Brasil que doaram livros para o acervo da Nobel. E parte do que foi perdido já foi reposto, permitindo que a Nobel retornasse às atividades.

    Últimas