E o futuro?
Estamos no grande ano do Jubileu da Reforma! Nas escolas, nos jornais, na televisão, no rádio, na internet, nas diversas igrejas, todos falam da Reforma “Luterana”. O que está trazendo para nos este ano de memórias deste movimento profundo do século 16 que mudou o mundo?
Primeiramente surpreende a força desta memória que conseguiu superar os muros das igrejas e comunidades e penetrou no mundo secular. Muitas das causas defendidas pela Reforma estão presentes no mundo moderno, sendo o mais importante exemplo a defesa do letramento universal, com escola pública e gratuita para todos.
Muito significativo é também o caráter ecumênico das comemorações. Iniciou com a presença do Papa Francisco na Celebração inicial em Upsala na Sécia e tem sequência aqui no Brasil onde os irmãos católicos e de igrejas pentecostais estão caminhando junto conosco.
O jubileu da Reforma está sendo uma grande oportunidade de divulgar os valores defendidos por Lutero. É uma oportunidade de novamente voltarmos a essência dos conteúdos da Reforma para buscar aplicá-las ao nosso mundo de hoje!
– Reforma como resgate da centralidade da Sagrada Escritura como regra e norma da vida do cristão;
– Reforma como resgate da doutrina da justificação por graça e fé mediante Jesus Cristo;
– Reforma como resgate da emancipação das pessoas através do contato direto com a palavra sagrada.
– Reforma como movimento de libertação de uma religiosidade repressora.
– Reforma como movimento de igualdade no Sacerdócio Geral de Todos os Crentes.
– Vivemos um momento de grande apatia e indiferença diante da grande crise que o Brasil está vivendo. A espiritualidade da reforma nos chama ao testemunho público a partir dos valores evangélicos!
– Vivemos um tempo onde a prática religiosa comercial prolifera para além do imaginável, enquanto igrejas comprometidas com os valores da Reforma lutam por sua viabilidade. A herança da reforma nos chama para sermos cristãos não só na teoria mas comprometidos com a prática comunitária!
– Vivemos uma grande crise de liderança com políticos em descrédito e líderes religiosos se autonomeando com toda espécie de título bombástico. Extrair liderança da memória da reforma significa abraçar o jeito democrático de gestar a vontade comum a partir da comunidade e de ser líder como expressão de serviço ao próximo!
Vamos viver a preciosidade do espírito da reforma que nos instiga para uma vida em liberdade – liberdade do medo da condenação eterna e da necessidade de querer agradar a Deus pelas obras. Liberdade para servir o próximo com amor! Liberdade para viver como Deus pede de nós, orientando nossas vidas a partir do exemplo de Cristo.
Somente a escritura, somente pela graça, somente Cristo, somente pela fé.
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703