• Após um dia de caos no trânsito, CPTrans desinterdita trecho da pista da Rua Washington Luiz para passagem de ônibus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/03/2022 14:12
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) desinterditou nesta terça-feira (08), um trecho da Rua Washington Luiz, para a implantação de um corredor exclusivo para ônibus, táxis e carros de quem mora no trecho, na tentativa de minimizar o impacto do congestionamento, como o registrado nesta segunda-feira. 

    A Rua Washington Luiz foi quase toda destruída pela chuva do dia 15 de fevereiro. A via estava até então interditada para a passagem de veículos, com exceção daqueles de moradores. O trecho liberado nesta terça, é entre as Duas Pontes e a Rua do Imperador, próximo à antiga Fábrica de Tecidos.  

    A Rua Washington Luiz possui cerca de 1,3 quilômetro de extensão. De acordo com a CPTrans, todo esse trajeto está liberado para os ônibus no sentido Centro. Já no sentido bairro, o corredor exclusivo funciona entre a Rua Rocha Cardoso (UPA Centro) e as Duas Pontes. O trecho entre a Rua Rocha Cardoso e a Rua do Imperador opera em mão única, sentido Centro, como já acontecia antes das chuvas de 15 de fevereiro.

    Sem previsão de retorno de 100% da frota de ônibus 

    A frota de ônibus, mesmo antes da catástrofe, não havia sido recomposta em sua totalidade. Com as chuvas, diversas linhas foram prejudicadas, e segundo as empresas de ônibus, o serviço está sendo restabelecido gradualmente nos lugares mais afetados. Mas, segundo o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá, a desinterdição tem o objetivo de incentivar meios alternativos de transporte, como o coletivo. 

    “É uma medida para valorizar o transporte público e incentivar a população a deixar o carro em casa”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

    Com o corredor exclusivo, a expectativa é que os passageiros do transporte público coletivo das regiões do Quitandinha, Independência, Siméria, São Sebastião e Dr. Thouzet cheguem mais rápido ao Centro da cidade. 

    Embora a intenção seja boa, o diretor-presidente da CPtrans não especificou se haverá reforço na frota para atender a demanda, especialmente após o retorno das aulas. Mas garante que a medida vai melhorar a qualidade do transporte público e mobilidade. 

    “Essa ação representa uma melhora de qualidade do transporte público de Petrópolis. Os passageiros terão tempos de viagem menores. É uma priorização que o município está dando aos ônibus, assim como é feito nas principais cidades do mundo. O ônibus é um modo de transporte muito mais eficiente do que os carros, já que transporta, em média, 50 vezes mais passageiros do que um carro”, disse Jamil Sabrá.

    A via foi duramente atingida por deslizamentos e pela inundação do Rio Quitandinha no dia 15 de fevereiro. Portanto, estava interditada desde então. 

    “Nesta semana, com a volta às aulas e com algumas vias interditadas por conta das chuvas, é preciso que a população dê preferência a modos de transporte sustentáveis, como os ônibus. E o corredor exclusivo é um incentivo para que as pessoas façam isso”, disse Jamil Sabrá.

    Últimas