INSS antecipa pagamento e libera valores extras para beneficiários de Petrópolis
Beneficiários do INSS em Petrópolis receberão antecipadamente o pagamento da competência de março. Além disso, também será liberado um valor extra, que o beneficiário pode escolher sacar ou não, e será descontado em até 36 vezes sem juros. A Portaria PRES/INSS Nº 1.420, publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União, estabelece os critérios para os moradores de Petrópolis.
O pagamento da competência de março, que normalmente segue o calendário do Instituto, será excepcionalmente realizado em 25/03. Essa antecipação se repetirá nos meses seguintes, enquanto durar o estado de calamidade no município. Cerca de 70 mil pessoas, apenas em Petrópolis, serão beneficiadas com essa medida.
Além disso, o INSS também vai liberar, a partir do dia 25/03, o valor extra correspondente a um mês de benefício para todos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Benefícios temporários, como salário-maternidade e benefício por incapacidade temporária ficam de fora. Essa ajuda poderá ser usada por 67,9 mil beneficiários, que terão a opção de usar ou não o dinheiro.
Como vai funcionar
O valor enviado pelo INSS estará no banco em que a pessoa recebe seu benefício, porém bloqueado. O segurado pode escolher usar este recurso, formalizando sua opção no próprio banco, que liberará o dinheiro na hora. O segurado pode fazer essa opção até o dia 31 de maio de 2022.
De acordo com o INSS, esse valor extra será descontado posteriormente do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem correção.