• Estrada da Serra Velha sofre com o abandono

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/10/2017 09:00

    Subir ou descer a serra, de Petrópolis para o Rio, não tem sido uma tarefa fácil. De um lado, o pedágio da Concer na Rodovia BR-040, com buracos, rachaduras, desníveis e falta de sinalização. E do outro, a situação consegue ser ainda pior. A Estrada da Serra Velha da Estrela, que liga Petrópolis a Imbariê, em Duque de Caxias, tem dezenas de crateras, e algumas delas são tão grandes que compromete até dois metros da pista. 

    A situação da estrada é tão precária que tem morador deixando de ir à Baixada para evitar prejuízos nos carros. “Eu moro aqui há 12 anos. Nunca vi essa via tão ruim. É uma estrada guerreira, de paralelepípedos, que durou muito tempo, mas,como tudo nessa vida, sem manutenção, acaba. Uma ida ao Rio por aqui você leva mais do que dez vezes o prejuízo do que se fosse passar pela BR-040, pagando pedágio. Não é propaganda da Concer. Está longe disso. Mas a nossa realidade aqui é muito diferente”, contou José Ricardo de Almeida Prado, pedreiro.

    Se a estrada já é ruim em dia de tempo seco, quando chove os moradores até evitam sair de casa. “A pé você leva um banho, porque as poças são fundas. De carro, mesmo quem mora aqui fica perdido nos buracos. Não tem como desviar de todos, cobertos pela água. Você até esquece onde estão. E cair em um deles já basta para acabar com o carro”, contou José Ricardo.

    A Serra Velha da Estrela, que tem 25 quilômetros de extensão, já foi única ligação do Rio com Petrópolis. Hoje a rodovia é administrada pelo Governo do Estado, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A Tribuna contactou o DER para saber o motivo do abandono, mas até o fechamento dessa reportagem não obteve resposta. 



    Últimas