Delegacia do Retiro está entre os prédios que foram atingidos pela chuva
Além de centenas de residências que foram destruídas ou danificadas pela chuva, alguns prédios públicos da cidade também foram fortemente atingidos. Na manhã deste sábado (19), o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, ao lado do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), André Braga, realizou uma visita técnica na sede da 105ª DP. Com boa parte do prédio destruído, o Governo do Estado autorizou a reforma imediata da unidade policial. A delegacia que fica Av. Barão do Rio Branco, no bairro Retiro, receberá as intervenções já a partir deste domingo (20).
A unidade está fechada desde a noite de terça-feira quando foi atingida pelo temporal que afetou a cidade. Dentro da unidade as áreas mais danificadas foram o solo e paredes, além de grande parte do mobiliário ter sido destruído ou levado pelas chuvas.
Quem executará as obras de reforma da unidade é a Emop, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras. O Estado informou que engenheiros já preparam o local para receber as melhorias e as primeiras limpezas já iniciaram. De acordo com o secretário da Pasta, Max Lemos, a delegacia é muito importante para a região e a reforma se faz necessária para a garantia da segurança pública: “O que vimos na unidade é um cenário de guerra. Conversei com o governador e ele autorizou uma intervenção completa na unidade para que as pessoas tenham a quem recorrer quando precisarem da Polícia Civil. A delegacia mais próxima é em Itaipava e fica quase impossível os moradores daqui se deslocarem para lá nestas circunstâncias”, destacou.
Reforço na limpeza e desobstrução de vias
De acordo com o Governo do Estado, mais 30 maquinários chegaram, neste sábado (19), ao município de Petrópolis para intensificar os serviços de limpeza, raspagem, retirada de entulhos, lixos, móveis, desentupimento de bueiros e lavagem das vias no Centro Histórico do município e na Rua Teresa. Desde a última terça-feira, foi retirada mais de 15 mil toneladas de resíduos.
Além da região central da cidade, os maquinários seguem em operação na Comunidade Vitória, Batailard, Curva do S, Castelândia, Provisória, Carangola, Valparaíso, parte da Estrada da Saudade, entre outras. Ainda há frentes de trabalho nas ruas 24 de Maio, Coronel Duarte Silveira, Vila Felipe Kling, Rodovia Washington Luiz, Avenida Getúlio Vargas e nos bairros Caxambu, Morin de Cima e Morin de Baixo.