• “É impossível o poder público estar em todos os lugares”, diz Kempers, e pede que população atenda os alertas da Defesa Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2022 22:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Durante a coletiva de imprensa que aconteceu na noite desta sexta-feira(18), na sede da Prefeitura, o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, pediu à população que faça sua parte e atenda os alertas da Defesa Civil e procure um local seguro. “É impossível o poder público estar em todos os lugares. Nós temos a responsabilidade pelo lugar onde vivemos”, disse o secretário.

    Durante a coletiva, Kempers e o prefeito Rubens Bomtempo alertaram também sobre as falsas mensagens que circularam nas redes sociais e por aplicativos de mensagens que têm gerado pânico e atrapalhado o trabalho das equipes.

    Mais cedo, nesta sexta-feira, a Prefeitura já havia divulgado um comunicado alertando a população para buscar informações somente em órgãos oficiais e veículos de imprensa confiáveis. A Defesa Civil recebeu denúncias de que um grupo estava espalhando por aplicativo de mensagens informações mentirosas sobre a tragédia e até mesmo usando um carro de som assustando a população por diferentes regiões. As informações foram levadas à Polícia Militar que está fazendo buscas para encontrar os autores.

    A orientação da Defesa Civil é para que a população fique atenta. A Defesa Civil usa apenas viaturas oficiais, com identificação, em ações pelas comunidades. Em caso de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo dos Bombeiros) devem ser acionados.

    Durante a coletiva, que foi transmitida pelas redes sociais do Prefeito, o secretário de Defesa Civil alertou a população para que respeitem a área de isolamento e não fique se aproximando de áreas de risco, seja para tentar prestar socorro ou por curiosidade. Segundo Kempers, a aproximação desnecessária coloca a vida da pessoa em risco, e neste momento, as equipes que trabalham nas buscas são capacitadas para tal.

    Também foi atualizado o número de ocorrências até o momento. Foram registrados 675 chamados, dos quais 546 são de deslizamentos e 98 de avaliações de risco estrutural. Segundo a Prefeitura, a Assistência Social fez o atendimento de 967 pessoas, que precisaram ser acolhidas nos 19 pontos de apoio instalados em escolas públicas da cidade.

    Há ainda previsão de chuva moderada a forte entre hoje e amanhã(19) e previsão de chuva forte a moderada até a próxima terça-feira(22).

    Últimas