• Novo temporal provoca rolamento de pedras e UPA Centro é interditada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/02/2022 19:39
    Por Jussara Madeira

    Pacientes que estavam sendo atendidos e/ou internados na UPA Centro, tiveram que ser transferidos para outras unidades de saúde da rede pública após as fortes chuvas da tarde desta quinta (17). A unidade foi interditada pela Defesa Civil do município devido ao rolamento de pedras nos fundos da unidade. A UPA Centro fica localizada na Rua Washington Luiz, principal via de acesso ao centro e que foi devastada pelo temporal de terça (15). Até o momento, a Prefeitura não tem um levantamento do número de pessoas vítimas das chuvas que estão sendo atendidas na rede pública.

    Além da UPA Centro, outras unidades já tinham sido interditadas na cidade por conta dos alagamentos e/ou deslizamentos e ainda com a falta de profissionais de saúde, que não conseguem chegar aos postos de trabalho. No entanto, a relação das unidades que estão fechadas não foi divulgada pela prefeitura, que disse apenas que deu prioridade para abertura de unidades próximas ao Morro da Oficina, o local mais atingido.

    Devido à interdição da UPA Centro, o polo de atendimento para casos de acidentes com animais peçonhentos ou vacinação antirrábica, que funcionava na unidade, teve que ser transferido para a UPA Cascatinha.

    Sem levantamento de feridos

    Até o início da noite desta quinta (17), a Prefeitura de Petrópolis não tinha os números de pessoas atendidas na rede pública do município. Por meio da Assessoria de Imprensa, informou apenas que os atendimentos das vítimas das chuvas ocorridas nesta terça-feira (15) estão sendo realizados em todas as unidades de Pronto Atendimento da cidade.

    As vítimas de politraumas ou de traumatismo craniano assim como os mais graves estão sendo transferidos para o Hospital Santa Teresa – HST que também atende com porta aberta. As vítimas que sofreram ferimentos leves estão permanecendo nas emergências do Pronto Socorro do Alto da Serra e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs de Cascatinha e Itaipava e os de fratura não cirúrgica transferidos para o HMNSE. Como suporte, o Hospital Nossa Senhora Aparecida montou leitos para recebimento de traumas não cirúrgicos. O município conta, ainda, com o apoio de atendimento referenciados nos Hospitais Unimed e SMH.

    Na rede privada, as vítimas das chuvas atendidas estão sendo contabilizadas. O Hospital Santa Teresa registrou, até o final da manhã desta quinta, 75 atendimentos desde a terça-feira e 31 pessoas continuam internados em leitos clínicos e oito encontram-se na UTI. Do total, 15 pacientes são menores de idade. O Santa Teresa está passando informações para os parentes dos internados pelo telefone 2233-4600 Ramal 9.

    Já o hospital Unimed Petrópolis recebeu 17 pacientes da tragédia, sendo que apenas sete permanecem internados e estáveis. Todos já foram identificados.

    Vacina Covid-19 suspensa

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, continua suspensa temporariamente a vacinação contra a covid-19 devido a falta de equipe que não conseguem se deslocar até os postos. A retomada da campanha está sendo reavaliada dia-a-dia.

    “Estamos atuando no atendimento das vítimas e também organizando a rede. Nosso objetivo é retomar com os serviços o mais rápido possível”, disse o secretário de saúde, Marcus Curvelo.

    Últimas