• Itaúsa registra lucro líquido de R$ 4,117 bilhões no 4tri21, alta de 12,4%

  • 14/02/2022 20:02
    Por Marcia Furlan / Estadão

    A Itaúsa apresentou lucro líquido de R$ 4,117 bilhões no quarto trimestre de 2021, alta de 12,4% em relação ao mesmo período de 2020. O lucro líquido recorrente foi de R$ 4,185 bilhões, avanço de 53,2%.

    O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) sobre o PL Médio atingiu 25,6% nos últimos três meses do ano, recuo de 0,6 ponto porcentual na comparação anual. O ROE recorrente, por sua vez, foi de 26%, crescimento de 6,4 pontos porcentuais.

    No ano de 2021, o lucro líquido da Itaúsa somou R$ 12,2 bilhões, alta de 72,9% sobre 2020, enquanto o lucro líquido recorrente avançou 68,1%, para R$ 12,136 bilhões.

    O ROE sobre o PL Médio de 2021 foi de 20,1% (+7,1 p.p.) e o ROE recorrente chegou a 19,9% (+6,6 p.p.).

    O ativo total da holding no quarto trimestre somou R$ 74,602 bilhões, 18,4% superior ao do mesmo período do ano anterior. O patrimônio líquido fechou dezembro em R$ 65,886 bilhões, 14,9% maior do que em igual intervalo de 2020.

    O setor financeiro teve desempenho total de R$ 2,725 bilhões, avanço de 15% em relação ao quarto trimestre de 2020. O setor não financeiro da Itaúsa somou R$ 859 milhões, alta de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    A companhia registrou crescimento de 171% no endividamento líquido em seu balanço patrimonial, atingindo R$ 3,793 bilhões.

    O resultado financeiro foi de R$ 101 milhões de despesas, contra despesas de R$ 4 milhões um ano antes. Segundo a Itaúsa, o resultado se deve, principalmente, às novas debêntures emitidas para financiar as aquisições de participação acionária na Copa Energia e na Aegea Saneamento, além de maiores despesas com juros em decorrência da maior taxa básica de juros no período, parcialmente compensado pela maior rentabilidade do caixa

    As despesas administrativas totalizaram R$ 39 milhões no quarto trimestre, crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente em função de despesas relacionadas à campanha institucional de posicionamento da marca Itaúsa ocorrida no período.

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