Defesa Civil mobiliza lideranças comunitárias para conhecer necessidades locais
A Prefeitura realiza, por meio da Secretaria de Defesa Civil, a reunião da Rede NUDEC. O evento, que será realizado totalmente em plataforma on-line, pretende reunir os representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil das 30 comunidades da cidade. O objetivo é promover o planejamento participativo de forma que sejam apresentadas propostas de ações, voltadas para o desenvolvimento social para 2022, além de abrir espaço para as lideranças comunitárias apresentarem as demandas locais, que farão parte do Programa Integrações Comunitárias e NUDEC 2.0. O encontro será realizado no próximo dia 17, às 19h, em plataforma digital, através do link https://us06web.zoom.us/j/86083179063?pwd=UU12QmV5NjNjZEJkNkJYdjJrYUt3dz09.
Na ocasião, os líderes comunitários terão a oportunidade de conhecer todas as ações que estão sendo implementadas pela Defesa Civil, com o projeto NUDEC 2.0, uma iniciativa voltada para o fortalecimento local. Além das ações previstas de preparação, prevenção e mitigação, o NUDEC 2.0 busca o desenvolvimento econômico e sustentável. Também está entre os objetivos do projeto garantir melhor mobilidade urbana, a preservação do meio ambiente, o crescimento da economia e principalmente, a geração de maiores oportunidades nas comunidades, contribuindo ainda para a resiliência de localidades em vulnerabilidade.
“Estabelecemos uma gama de ações que vão contribuir diretamente para o desenvolvimento local, promovendo maior preparo da população, seja para a formação profissional, seja para o fortalecimento de iniciativas de segurança nas comunidades. A proposta é expandir as ações para o maior número de localidades possível para assim, tornar Petrópolis uma cidade cada vez mais resiliente”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Entre as ações já desenvolvidas pela Defesa Civil, por meio do NUDEC 2.0 estão o Sistema Alternativo de Alerta e Alarme, na região do Floresta; o trabalho de Mediação Presente, Comunidade Resiliente, junto aos representantes locais; a criação da Central de Cursos profissionalizantes em parceria com instituições como a Firjan; a criação da instrução Guardiões da Comunidade, em parceria com o SAMU; a Horta Comunitária, junto com o Projeto Petrópolis da Paz; a instalação dos Pluviômetros Caseiros e retomada da Rede de Monitores da Chuva; a instalação de Biodigestores; realização da Oficina de Empreendedorismo e da Casa do Pão.
No encontro da Rede NUDEC, os representantes comunitários terão a oportunidade de conhecer cada uma das iniciativas desenvolvidas pelo NUDEC 2.0 e sinalizar o interesse na implantação de uma das ações nas respectivas localidades.
“Esse será um importante momento de fala dos representantes locais, vamos ter a oportunidade de ouvir as demandas e ideias para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades”, destacou o gestor de projetos da Defesa Civil, Rodrigo D’Almeida.
Outras informações ou demais esclarecimentos sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone da Defesa Civil: 2246- 9287.