
Setenta famílias terão direito ao saque calamidade do FGTS; confira como solicitar
A Prefeitura de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal divulgaram nesta quinta-feira (10) a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas de janeiro no período de 7 a 14 de janeiro.
Segundo cadastro da Defesa Civil, serão somente 70 famílias beneficiadas com a medida.
De acordo com a Prefeitura, o direito ao saque é somente para quem teve suas casas afetadas pelas chuvas e que tenha o laudo da Defesa Civil.
As interdições aconteceram em 25 localidades. A solicitação do benefício já pode ser feita à Caixa e o pedido deve ser realizado até o dia 2 de maio. Serão liberados saques no limite de até R$ 6.220,00.
De acordo com a Caixa, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. A solicitação poderá ser feita de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo, informou a instituição.
A iniciativa, divulgou a prefeitura, é mais uma das ações de reestruturação da cidade conquistada pelo governo municipal, que também teve o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai resultar em recursos para a recuperação do município.
Documentos necessários para adquirir o RO Digital pela Defesa Civil:
Ao acessar o site no endereço eletrônico https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ será necessário enviar pelo sistema:
– Documento de Identidade (com o envio do documento no site);
– CPF (com o envio do documento no site);
– Comprovante de residência (com o envio do documento no site).
Como solicitar o saque FGTS:
– Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
– Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.