Volta às aulas: confira os procedimentos para atualização e concessão dos cartões de passagem dos alunos
Com o início do ano letivo, os alunos devem ficar atentos sobre os procedimentos para atualização ou concessão dos cartões de passagem, para garantir a utilização do transporte coletivo no percurso casa/escola.
De acordo com o Setranspetro, na rede pública de educação, todos os alunos que estavam matriculados na rede municipal de ensino em 2019 e continuam em 2022, terão seus cartões desbloqueados automaticamente nos validadores, no primeiro dia letivo.
Já os alunos que estão ingressando na rede municipal em 2022 precisam comparecer ao Setranspetro para requerer o benefício da gratuidade. Para ter acesso ao cartão, é necessário preencher um cadastro, disponível em formato PDF no site (www.setranspetro.com.br), e apresentar toda a documentação solicitada, atendendo as determinações previstas nas leis e decretos municipais. Já os estudantes que, por algum motivo, tiverem problemas quanto ao uso do cartão, também podem comparecer ao Setranspetro para solucionar qualquer pendência.
Rede Particular
Já os estudantes da rede particular de Petrópolis, que estejam cursando o ensino regular, têm direito a 50% de desconto no valor da passagem no transporte público e devem renovar seu cadastro no início de cada semestre letivo. Os novos alunos devem comparecer para a realização do cadastro.
A documentação necessária, que deve ser apresentada no ato do cadastro ou renovação, é: declaração de matrícula original do mês corrente carimbada e assinada; cópia do comprovante de residência do mês atual ou anterior no nome do aluno ou do responsável legal; identidade ou certidão de nascimento e uma foto 3×4 (atual e com fundo branco). No caso dos estudantes da rede particular, também é necessária a apresentação do CPF do próprio.
Além desses documentos, os alunos do Ensino Superior da rede particular também devem apresentar a grade curricular presencial do semestre em vigor (horários) assinada e carimbada, assim como comprovante de renda do estudante (contracheque ou cópia da carteira de trabalho, por exemplo).
Rede Estadual
Para os alunos da rede estadual, o benefício é concedido através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). O estudante deve procurar a unidade de ensino ao qual está matriculado, para ter informações e acesso à gratuidade.
Neste ano, o atendimento para a realização de qualquer procedimento voltado à gratuidade ou desconto no transporte público, passa a contar com uma novidade. As pessoas podem optar pelo modo tradicional, em uma fila por ordem de chegada, ou então realizar o agendamento, com dia e hora marcada. Diariamente haverá um número determinado de vagas disponíveis. O cadastro pode ser realizado no site https://agenda.setranspetro.qsti.com.br/.
Os atendimentos estão acontecendo normalmente desde o dia 13 de janeiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua do Imperador, n° 100 – Centro, próximo ao Terminal. É necessário que todos os estudantes baixem e preencham o Termo de Consentimento, disponível no site do Setranspetro, para agilizar o atendimento. O documento está em conformidade com a Lei n° 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que permite o tratamento dos dados pessoais.
Vale ressaltar que, para quem ainda não possui o cartão, a declaração de matrícula da instituição de ensino precisa ter o carimbo do Setranspetro, para que seja validada.