• Projetos do Hospital Santa Teresa visam economia de energia e práticas mais sustentáveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2022 10:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Visando a economia de energia e a prática de atividades mais sustentáveis, o Hospital Santa Teresa tem desenvolvido projetos nessas áreas.

    A equipe de Manutenção e Engenharia Clinica do HST, por exemplo, tem executado um projeto de desligamento automático do sistema de ar condicionado central. Os equipamentos de geração de água gelada são desligados automaticamente sempre que a temperatura ambiente se mantém abaixo de 15ºC, e voltam a ligar, também de forma automática, quando a temperatura ambiente fica acima deste set point. A ação tem como objetivo reduzir custos de energia elétrica.

    A fase de testes do projeto foi realizada no Hospital São José, de Teresópolis, que também pertence à Rede Santa Catarina. “Inicialmente com desligamento manual, observamos que a economia era possível, então resolvemos prosseguir para o teste programado de forma automática. Neste período, verificamos que não houve qualquer falha na operação do sistema, ou reclamação de falta de climatização do Centro Cirúrgico, UTI e unidade de internação, e se confirmou que a renovação do ar ambiente estava sendo suficiente para manter a temperatura dentro das normas de Tratamento de Ar Condicionado em Estabelecimentos Assistenciais da Saúde (NBR 7256)”, comentou o José Landoaldo Pereira, Gerente Regional de Manutenção e Engenharia Clínica dos hospitais.

    Com a experiência no HSJ, logo o projeto foi implantado no Hospital Santa Teresa, com algumas particularidades da instalação da unidade, que também está conseguindo atingir os objetivos propostos. “Levando em consideração que o custo inicial do projeto foi zero e que a central de ar condicionados do Hospital já é automatizada, o projeto está atendendo aos objetivos de sustentabilidade financeira e ambiental”, completa José Landoaldo.

    Além do projeto de automação, o HST promove a reciclagem de resíduos e, só em 2021, já reutilizou quase 44 toneladas de resíduos sólidos, como plástico, papelão, alumínio e ferro. Outra ação visando a sustentabilidade é a separação de resíduos orgânicos gerados na cozinha do hospital. Por meio da compostagem, esses resíduos são transformados em adubo para uma horta nos jardins do hospital. “Com o reaproveitamento do lixo orgânico da nossa cozinha, nossa horta vem sendo cuidada e adubada, trazendo mais saúde às refeições dos nossos colaboradores e pacientes com hortaliças fresquinhas”, comenta Tamara Maciel, Tecnólogo de Meio Ambiente do HST.

    Por meio de todos esses projetos, o Hospital tem contribuído para a diminuição da quantidade de resíduos descartados diretamente na natureza, além de levar benefícios diretos para os colaboradores, a sociedade e o planeta.

    Últimas