Mais de mil pessoas participam do Setembro Vascular na Praça da Liberdade
Mais de mil pessoas participaram hoje (26) das atividades do Setembro Vascular realizado na Praça da Liberdade, no Centro Histórico. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação médica e exame de ecodoppler para quem estava agendado. Também foi montada uma artéria gigante onde as pessoas recebiam orientações sobre os cuidados sobre a saúde vascular.
"O objetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular é alertar a população sobre as doenças vasculares que não apresentam sintomas e diagnosticá-las precocemente", disse o diretor da seccional serrana da SBACV, Eduardo Loureiro. "Fazer exercícios físicos, controlar o peso e cuidado com a pressão são as principais dicas para evitar problemas vasculares", frisou.
Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu em praça pública, nas outras edições o Setembro Vascular foi realizado em unidades de saúde da rede pública do município. Quem compareceu ao evento teve que ter paciência. A fila começou a ser formar antes das 7h da manhã e os atendimentos começaram às 9h. A fila dava voltas na praça que ficou lotada de pessoas de todas as idades procurando atendimento. "Cheguei aqui 8h30 e já tinha muita gente esperando", contou a aposentada Renata Costa, de 60 anos.
A agente comunitária de saúde, Ester Ferreira Ribeiro, de 37 anos, também participou do evento. Ela estava agendada para fazer o exame de ecodoppler e elogiou a iniciativa. "A equipe do posto de saúde do meu bairro me ligou na segunda-feira dizendo que o exame estava marcado para hoje (26), estava aguardando há um mês", contou.
O diretor da seccional serrana da SBACV, Eduardo Loureiro fazia as avaliações das pessoas e quem tinha indicação pode marcar o exame. "É preciso fazer uma avaliação e ver se há necessidade de fazer ou não o ecodoppler. Quem estava agendado já havia passado por esta avaliação", explicou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre devido à obstrução das carótidas; e a diabetes, que causa obstrução dos vasos das pernas, são as doenças que mais matam no mundo. O diabetes, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão além da hereditariedade estão entre os fatores que mais contribuem para a prevalência dos problemas vasculares.