• Incêndio destrói 82 hectares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/09/2017 17:30

    Equipes do Corpo de Bombeiros e guardas parques do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conseguiram debelar o incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) após três dias de fogo intenso. As chamas destruíram 82 hectares da reserva, o que equivale cerca de 90 campos de futebol. 

    O incêndio começou na noite do último domingo (24) às margens da rodovia BR-495, conhecida Estrada de Teresópolis, que liga Petrópolis a cidade vizinha, na altura da comunidade do Jacó. Três guardas parques chegaram a ter queimaduras leves nos pulsos, pernas e rostos nas primeiras horas do combate ao fogo. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Alcides Carneiro (HAC), onde foram atendidos e liberados.

    Na manhã de hoje (26), o fogo foi controlado e as equipes do Corpo de Bombeiros e do ICMbio trabalhavam no rescaldo e monitoramento da região. "Os moradores locais que avisaram sobre o fogo e disseram que começou às margens da estrada. Não há como afirmar se foi criminoso, mas há indícios de que foi provocado", disse o chefe da brigada do ICMbio, Luiz Felipe Pimentel.

    Cerca de 60 homens dos bombeiros e do instituto de conservação trabalharam no combate ao fogo. Dois helicópteros também foram usados na operação – um da Polícia Civil que levou alimentos para as equipes que estavam na mata e um do Corpo de Bombeiros. O mirante da serra localizado na altura do km 13 da BR 495 foi usado como base das equipes.

    "O incêndio atingiu uma área de difícil acesso, além disso o tempo seco contribuiu para que se alastrasse. Hoje (ontem), o tempo mudou um pouco e o vento mais frio ajudou no combate", disse o chefe da brigada. Segundo ele, este foi o maior incêndio registrado este ano. "Tivemos vários pequenos focos, mas este incêndio foi que destruiu uma maior área do parque", concluiu.





    Últimas