• Escola de Artes Visuais do Parque Lage oferece cursos gratuitos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/02/2022 18:41
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Escola de Artes Visuais do Parque Lage vai garantir 40 bolsas sociais integrais para cursos livres no primeiro semestre – online e presencial. Para participar do processo seletivo, o candidato deve realizar inscrição até o dia 6/02, através do site http://eavparquelage.rj.gov.br/. Não é necessário estar cursando ensino superior ou ter formação em artes para concorrer à vaga.

    Ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a instituição está oferecendo cursos semestrais, de curta duração e contínuos, nas áreas de pintura e desenho, oficinas gráficas e fotográficas, desenvolvimento de projetos, estudos críticos e curatoriais, artes visuais e sonoras, entre outros.

    “Este projeto contribui de maneira significativa com a inclusão social ao garantir, de forma plural, acesso gratuito a cursos de diferentes áreas da cultura. Através dessa capacitação, buscamos promover a difusão cultural e democratização das artes”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

    O projeto tem um caráter plural e inclusivo. Os critérios de seleção dos candidatos levam em conta a realidade financeira e social de cada um, considerando a diversidade de gênero, étnico-racial, de sexualidade e de território.

    “Nosso objetivo é ter 50% de alunos bolsistas, através de ações sustentáveis que garantam o caráter público desta escola que tem a formação de artistas como vocação, privilegiando pessoas racializadas e oriundas de territórios periféricos. Não é filantropia, é a EAV atuando como agente de transformação”, informa Yole Mendonça, diretora da instituição..

    No segundo semestre, uma nova chamada será feita para oferta de outras 40 vagas. As bolsas de estudos são custeadas pela Coleção Impacto, através do investimento de todo lucro das vendas de obras de arte durante a Feira ArtRio em 2021. Também foram vendidas obras de acervo doadas por artistas renomados, como Angelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima e Luiz Zerbini.

    Últimas