• Sem energia e sem internet, temporal causa estragos em Corrêas, Nogueira, Itaipava, Secretário e Araras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2022 15:46
    Por Vinícius Ferreira

    Depois de uma trégua de pouco mais de uma semana, os temporais de verão voltaram a castigar a cidade de Petrópolis. Neste fim de semana, segundo a Defesa Civil, foram registradas 26 ocorrências. Sendo, desse total, 16 quedas de árvores. E as consequências foram bairros por horas sem energia elétrica e serviços básicos, como internet. Os mais prejudicados foram Corrêas, Itaipava e Araras.

    Na Estrada do Ribeirão, em Corrêas, a queda de uma árvore sobre a fiação, no sábado (29), obstruiu a passagem na via. Os moradores ficaram sete horas sem energia elétrica. Segundo eles, a concessionária de energia Enel disse que solicitou ao município que a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep realizasse o corte da árvore e teria recebido como resposta de que o trabalho não poderia ser realizado porque as equipes da Comdep estariam ocupadas em outras demandas de atendimento pela cidade. 

    Ainda de acordo com os moradores, foi a própria concessionária que acabou cortando a árvore e, em seguida, restabeleceu o serviço de energia elétrica. No entanto, a presença dos galhos, folhagens e troncos, que permanecem no local nesta segunda-feira (31) e cuja retirada já foi solicitada pelos moradores junto à Comdep, está impedindo que operadoras de serviços de telefonia e internet também restabeleçam os serviços.

    Moradores de Itaipava ficaram até 29 horas sem luz

    No Manga Larga, em Itaipava, moradores relataram que chegaram a ficar até 29 horas sem energia elétrica.  “A luz voltou ontem, às 17h. Chegou pela metade e até agora não está 100%. Nós já passamos por isso há muito tempo e ninguém resolve o problema”, ressaltou a moradora Suely Gomes.

    No Santa Mônica (Itaipava), tiveram problemas também os moradores da Alameda Aclimação, onde a falta do serviço de energia durou 24h. Também houve relatos de falta de energia: no Quissamã (por um período de 10h); no Vale das Araucárias, na estrada do Gentio, em Itaipava; na estrada da Rocinha, em Secretário (onde moradores relataram falta de energia desde a noite de sexta-feira); na avenida Leopoldina, Nogueira (por um período de 14h); e na estrada das Arcas (Itaipava).

    Previsão de instabilidade no tempo e possibilidade de chuva para esta segunda-feira

    Segundo a Defesa Civil a cidade segue em Estágio Operacional de Observação, tendo em vista que ainda há possibilidade de chuva para esta segunda-feira. E o motivo é a Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS que mantém a nebulosidade elevada e gera a previsão de instabilidade no tempo para os próximos dias, podendo haver chuva a qualquer momento. A temperatura pode variar entre 17°C e 27°C.

    O que diz a Enel Rio

    Em resposta à Tribuna, a Enel disse que reforçou hoje (31) o envio de equipes para realizar os serviços necessários nos pontos em São José, Areal, Nogueira, Correas, Bonsucesso, Araras, Vale das Videiras, Manga Larga, Secretário e Araras, que foram danificados pelas chuvas e fortes ventos que causaram a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia nos últimos dias.

    *Matéria atualizada às 19h04 para inclusão do posicionamento a Enel Rio.

    Últimas