• Fortalecendo a Resiliência: projeto é destaque no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2017 14:25

    Ontem (21), a equipe do Projeto Fortalecendo a Resiliência e voluntários do Instituto C&A estiveram reunidos no Rio de Janeiro para um encontro especial. A proposta foi aproximar os voluntários das iniciativas de gestão de risco de desastres (GRD) que vêm sendo desenvolvidas em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e estimulá-los a participarem também de ações de preparação e prevenção frente aos desastres.

    No encontro, foi apresentado o cenário de Petrópolis e região, considerando a perspectiva da gestão de risco de desastres, incluindo conceitos básicos sobre o tema, além de informações sobre o Projeto Fortalecendo a Resiliência, com conteúdos interativos e atividades práticas de cooperação. “Partimos das experiências delas como voluntárias em respostas a desastres, para que pudéssemos agregar valor àquilo que já fazem, trazendo novas perspectivas de ação, como prevenção e preparação frente a um possível desastre”, conta Roberta Dutra, uma dos coordenadoras de campo do Fortalecendo a Resiliência. “Ao final, nosso convite foi para que elas participem como observadoras de uma etapa específica do nosso Projeto, que são os simulados que faremos nas comunidades, envolvendo escolas e os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), no mês de novembro”, complementa Rodrigo D'Almeida, o outro coordenador de campo do Projeto.

    A gerente de Fortalecimento de Comunidades do Instituto C&A, Daniela Pavan, completa: “Há mais de 20 anos incentivamos a participação social e o espirito comunitário dos voluntários, respondendo com o apoio deles aos casos de desastres socioambientais e fortalecendo as comunidades onde a C&A atua”. 

    Projeto Fortalecendo a Resiliência 

    O Fortalecendo a Resiliência é um projeto que acontece desde outubro de 2016, em Petrópolis, com o apoio do Instituto C&A, coordenado pela ONG internacional Save the Children e implementado, no Brasil, pelo Instituto Fonte. O objetivo é estimular redes comunitárias de gestão de risco de desastres, com capacitação e integração entre comunidades escolares e Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). “Em função do histórico de desastres na região serrana do Rio de Janeiro, com destaque para a emergência de 2011, quando foram registradas centenas de deslizamentos e inúmeras perdas humanas e materiais em cidades da região, é muito comum as pessoas temerem a aproximação do período de chuvas de verão e rezarem para que não aconteça uma tragédia”, conta Tião Guerra, Coordenador do Projeto, pelo Instituto Fonte. 

    “Mas acreditamos que este sentimento e postura podem ser transformados se houver o fortalecimento da capacidade de se auto protegerem e de agirem coletivamente frente aos riscos, juntamente, é claro, com ações de infraestrutura e melhorias das condições de vida da população. Entendemos que indivíduos, comunidade escolar, poder público e outros agentes sociais podem construir soluções integradas na gestão de risco de desastres e em favor da vida. Foi com este entendimento que nasceu o projeto Fortalecendo a Resiliência”, completa.

    Em Petrópolis, com o apoio das Secretarias Municipais de Defesa Civil e Educação, o Projeto acontece em escolas da rede pública municipal e junto a comunidades de dez territórios: Posse, Pedro do Rio, Araras, Estrada da Saudade, Bingen, Morin, Alto Independência, Itaipava/Vale do Cuiabá, Corrêas/Nogueira e Centro (24 de Maio). Além dos parceiros locais, o Projeto conta ainda com o apoio da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – ESDEC. Fortalecendo a Resiliência faz parte também de uma pesquisa mundial que engloba cinco países: China, Índia, Bangladesh, México e Brasil, sendo que, no Brasil, o projeto é realizado apenas em Petrópolis.


    Últimas