• Ipês amarelos anunciam a chegada da primavera

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2017 11:15

    Começa amanhã (22) uma das estações mais coloridas do ano, a primavera. Quem caminha pela cidade já deve ter notado que as árvores e os canteiros estão mais floridos. A estação que é marcada pela transição do clima seco do inverno com a chegada das chuvas de verão, tem suas particularidades e belezas. Petrópolis que possui o clima propício para o cultivo de flores se divide entre o florescer das ipês-amarelos e a beleza das hortênsias. 

    Os ipês-amarelos florescem justamente entre agosto e setembro, e por isso, são reconhecidos por anunciarem o início da primavera. Na cidade podemos encontrar tanto no centro urbano, como nos bairros. O biólogo Vitor Moreira explica um pouco sobre o cultivo desta espécie. “Os ipês têm a característica que permitem o plantio em locais como centros urbanos, porque não tem raízes agressivas, a copa é um pouco mais densa e não são de grande porte. Eles gostam do clima tropical, sendo que são bem resistentes a baixas temperaturas e períodos de seca, pois suas raízes são bastante profundas”.

    Em Petrópolis, a espécie predominante é a Handroanthus chrysotrichus (ipês-amarelos), que segundo o biólogo não exige muitos cuidados. “Os ipês são espécies decíduas, ou seja, perdem suas folhas no período do inverno. E, geralmente, quanto mais frio e duradouro o inverno, mais eles florescem”, explicou. Baseado nas baixas temperaturas que a cidade enfrentou neste inverno, podemos esperar um belo florescer nesta estação. 


    Petrópolis já foi conhecida como a Cidade das Hortênsias

    Petrópolis já foi reconhecida como a cidade das hortênsias, mas, hoje, sem o título, a cidade oferece uma variedade de espécies diferentes de flores cada uma delas em sua época de florir. Ainda um pouco tímidas, as hortênsias estão presentes nos canteiros do Centro Histórico. Em abril deste ano, doze mil mudas de hortênsias foram plantadas pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) nos canteiros do centro. 

    Vitor explica que as hortênsias florescem na desde o início da primavera, mas só começam a ficar mais robustas em novembro e dezembro. Elas preferem o clima mais frio, mas também podem ser cultivadas no sol. “Uma curiosidade é a cor, que pode ser influenciada pelo ph do solo (solos mais ácidos geram flores azuis, ou solos mais alcalinos geram flores rosadas)”, explicou. 

    A primavera possui uma irregularidade climática que permite um aumento de chuvas e temperaturas. Essas mudanças auxiliam a irrigação e desenvolvimento das hortênsias. Este é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. 


    Últimas