América sem fome
Viajar pelo mundo ajudando pessoas, este é um dos sonhos que o paulista Matheus Nunes de Oliveira, está realizando. Em julho deste ano, ele saiu da cidade onde morava, São Roque, no interior de São Paulo, para viajar pelas Américas motivando mais pessoas a serem solidarias com o próximo. Carregando uma bagagem mínima em sua moto, ele ministra palestras motivacionais nas cidades onde visita, e incentiva a doação de roupas e alimentos a pessoas carentes.
Matheus, de 23 anos, conta que sempre teve o sonho de viajar pelo mundo de moto, conhecendo novas pessoas e fazendo amigos. No dia 22 de julho, ele começou esta jornada. Ele e a Heminha-moto (trocadilho que faz para chamar sua companheira de viagem), já percorreram quatro estados, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e, agora, Rio de Janeiro. Na última semana, ele esteve em Petrópolis, para conhecer a cidade e encontrar com seu irmão, Rodrigo Nunes que tem o projeto “Mundo em família”, que também viaja pelo mundo com a família em um motorhome.
Pois é, parece que o espírito aventureiro, já está no sangue da família da Nunes. O objetivo de Matheus é percorrer o litoral do país e seguir para o Estados Unidos, ministrando palestras e divulgando seu projeto América 100 Fome. No projeto, ele incentiva as pessoas a fazerem doações e serem solidarias dentro das suas possibilidades no dia a dia.
Em 2014, Matheus passou por um processo de emagrecimento, no qual perdeu 40 quilos em seis meses, os detalhes ele conta em seu livro: “Emagrecendo e superando limites”. E para se manter durante a viagem, ele faz um trabalho de divulgação e venda do livro. Por onde passa, ele encontra apoio e novos colaboradores nesta corrente do bem.
“Por onde vou, muitas pessoas me ajudam. Tenho alguns apoiadores que me ajudam nos custos da viagem, e por isso resolvi fazer minha contribuição. Posso dizer que é para equilibrar minha balança pessoal, tantas pessoas me ajudam a realizar meu sonho de viajar pelo mundo, porque não usar este sonho para ajudar mais pessoas? ”, disse, Matheus.
Até agora, ele percorreu mais de 3 mil quilômetros. E na bagagem, carrega só o indispensável. Nestes 51 dias que jovem está na estrada, para passar a noite, ele conta com o apoio dos moradores das cidades que visita. Dorme em campings, ou na casa de quem o acolhe. Segundo ele, o custo diário é baixo, ele gasta em torno de 12 reais por dia, com comida, combustível e pedágios na estrada.
No projeto América 100 fome, as pessoas podem contribuir em qualquer época do ano. A intenção de Matheus é cultivar o espírito solidário nas pessoas, mesmo que ele não esteja presente. “Qualquer um pode participar do projeto, basta doar alimentos ou agasalhos para qualquer instituição que esteja precisando na sua cidade. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância de serem solidarias”, disse.
Após conhecer Petrópolis, o destino de Matheus é seguir viagem pela costa do país, até chegar em Fortaleza. Para quem quiser conhecer mais sobre esta viagem, pode acompanhá-lo pelas mídias sociais, ou pelo seu site www.matheusoliveira.com.br.