Quedas de árvores e barreiras fecham ruas da cidade na manhã desta terça
Desde a última quinta-feira (6), foram mais de 200 ocorrências causadas pelas chuvas contínuas que atingem a cidade. No domingo e durante o dia na segunda-feira (10), o volume diminuiu, mas voltou a chover de forma contínua e forte na noite de ontem, provocando novos estragos. Quedas de árvores e barreiras impedem a passagem e o acesso a localidades dos bairros Amazonas, Carangola, Vale das Videiras, Valparaíso e Estrada da Saudade.
Na Rua Gonçalves Dias, no Valparaíso, um deslizamento, que aconteceu durante a madrugada, provocou a queda de um muro, deixando a via parcialmente interditada.
Na rua Amazonas (Quitandinha), o deslizamento de terra provocou queda de árvores, que interditaram completamente a passagem de veículos.
A chuva forte ainda provocou a interdição de um trecho do Estrada da Saudade, fazendo com que as linhas 511 (que atende ao Boa Vista) e 523 (Alto Boa Vista) deixassem de realizar integralmente o itinerário. Os coletivos estão parando próximo à Escola Municipal Fábrica do Saber, em função da queda de uma barreira próxima ao Centro Educacional Darcy Ribeiro.
Na estrada do Carangola, a queda de uma árvore de grande porte, próximo à localidade do Amoedo, impediu a passagem de veículos desde o início da manhã. Os veículos só podiam chegar até o Cidade Nova, deixando sem acesso localidades como o Sertão do Carangola. Equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep já desobstruiram a via.
No Vale das Videiras, em Araras, uma árvore caiu sobre a estrada Bernardo Coutinho. O incidente impediu a passagem de veículos maiores, como ônibus e caminhões no período da manhã. A via foi liberada no início da tarde. As linhas 602 (Vale das Videiras), 605 (Vale das Videiras x Itaipava), 618 (Araras – Vale da Santa Luzia) e 622 (Araras – via Vista Alegre) não conseguiam operar em função da queda da árvore sobre a fiação elétrica. Segundo o Setranspetro (sindicato das empresas de ônibus), a linha 610 estava circulando parcialmente somente até o centro de Araras.
Previsão de mais chuva
Na noite de ontem, a Defesa Civil chegou a informar que núcleos de chuva mais intensos atuaram no primeiro distrito, especialmente no Bingen com 16.4 mm/h às 00h. E que esses núcleos permaneceram atuando na cidade, provocando chuvas contínuas em algumas localidades.
Na manhã de hoje, um boletim meteorológico da Defesa Civil, informou ainda que a Zona de Convergência do Atlântico Sul permanece influenciando as condições de tempo no município e em conjunto com ventos em altos e médios níveis da troposfera favorecem a ocorrência de pancadas de chuva intensas nos períodos da tarde e noite de hoje, podendo vir acompanhada por rajadas de vento. A chuva permanece até a madrugada de quarta-feira (12).