Chuvas do fim de semana deixam ao menos 170 pessoas desalojadas em Petrópolis
A chuva que ocorre na cidade desde a última quinta-feira(6), deixou 170 pessoas desalojadas em várias localidades da cidade. Outras 5 pessoas tiveram a casa atingida por deslizamentos e estão desabrigadas. De acordo com o último boletim da Secretaria de Defesa Civil, divulgado na noite desta segunda-feira(10), foram registradas 259 ocorrências relacionadas às chuvas, destas, 167 são deslizamentos de terra.
Em último aviso emitido na tarde desta segunda-feira (10), a Secretaria de Defesa Civil reforçou o estágio operacional de alerta para a cidade. A medida se faz necessária tendo em vista os acumulados de chuva registrados nos últimos quatro dias e a previsão de permanência de chuva para esta terça (11) e quarta (12).
Desde a última quinta-feira (6), o acumulado pluviométrico no município é de 308.4 mm. Com esse cenário, a Defesa Civil mantém as equipes de sobreaviso, com o suporte de efetivo e estrutura de demais áreas da Prefeitura, que nos últimos dias têm trabalhado de forma intersetorial. Ao longo do dia foram atendidas 36 ocorrências, os casos de deslizamentos continuam predominando entre os chamados.
De acordo com a Defesa Civil, os agentes também realizaram vistorias para avaliação geológica, de estrutura em residências e vias, de risco de queda de árvores e postes, além das vistorias técnicas em locais que demandaram reavaliação dos engenheiros. “Mobilizamos toda a nossa equipe técnica para que os atendimentos sejam feitos de forma célere e garantir resposta rápida para a população”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
O município sofre a influência de uma a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que mantém a nebulosidade elevada, com chuva a qualquer momento. As condições de chuva moderada a forte permanecem até quinta-feira (13/01). Somente para a sexta-feira (13) há possibilidades de redução da chuva no município.