• Semana da Pátria: ato cívico reúne 800 alunos de 11 escolas na Posse

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/09/2017 14:00

    “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! que mar! que rios! que floresta! A Natureza, aqui, perpetuamente em festa, É um seio de mãe a transbordar carinhos”. O trecho é do texto Pátria, escrito por Olavo Bilac. A mensagem foi lida pela aluna Letícia, da E.M Taquaril, durante o Ato Cívico realizado ontem (05), na Posse. O evento fez parte da programação da Semana da Pátria e reuniu 800 alunos de dez escolas no Ciep Brizolão 281 Gabriela Mistral.

    Participaram do ato os alunos do Ciep, E.M Taquaril, Escola Municipalizada Mysés Furtado Bravo, E.M Félix WanErven de Barros, Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, E.M Oswaldo da Costa Frias, E.M Beatriz Zaleski, E.M Hildebrando de Carvalho, Escola Crescer Sabendo Ser, E.M Arnaldo Dyckerhoff e Colégio Astro.

    Na ocasião, o Hino Nacional foi executado pela Banda Maestro Cizenando Cunha do Ciep Brizolão 281 Gabriela Mistral. Foi realiza a leitura do texto "Pátria", de Olavo Bilac, e também apresentação da banda Professora Neyda Ferreira Braga da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo. Os alunos tocaram "Aquarela" de Toquinho.

    Também foi declamada a poesia "O Brasil" de Renato Sêneca, pelos alunos da E.M Félix WanErven de Barros. O ato Cívico contou ainda com apresentação da banda “Cantos do Brejal” da Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, da banda Professora Marcele Fragoso Miranda da E.M Beatriz Zaleski e leitura do poema "Pátria Brasil" de Karla Valéria pelos alunos da E.M Oswaldo da Costa Frias.

    A leitura da "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias, foi feita pelos alunos da E.M Hildebrando de Carvalho e o corpo de balé da Escola Crescer Sabendo Ser realizou uma apresentação especial ao som da música Trem Bala. Os alunos da E.M Arnaldo Dyckerhoff realizaram a apresentação do jogral "Retrato do Brasil" de Helaine Fernandes e a música “Eu te amo, meu Brasil”, foi cantada pelos alunos do Colégio Astro. No encerramento, todos os alunos cantaram “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré.

    “A participação dos alunos é uma forma de mostrar a importância do nosso país e que devemos sempre lutar pelo melhor para nossa população”, contou a diretora da E.M Hildebrando de Carvalho, Girlane Weber.

    “Nesse ato, os alunos mostram a sua importância para o futuro do nosso país, nosso civismo e os sonhos que temos em conjunto para nossa Pátria. É uma forma de amarmos nosso país e valorizarmos uma parte importante da nossa história”, explicou a professora Ana Lúcia de Oliveira.

    “Acho importante mostramos o amor que temos pelo nosso país. Temos que mostrar para as crianças que o nosso Brasil é muito mais do que corrupção. Esse ato de civismo mostra o nosso respeito à história e beleza da nossa Pátria”, afirmou Renata Beatriz Diniz Neves, diretora do Colégio Astro.

    “As crianças ficaram animadas em participar do ato. Acho importante mostrar o respeito pela nossa história”, explicou Sara Novais, mãe da Sofia, de 4 anos, aluna do Colégio Astro.

    A programação especial em Homenagem a Independência segue com o desfile cívico em Pedro do Rio nessa quarta-feira (06.09). A expectativa é de mais de dois mil alunos participem do desfile. O desfile ocorrerá na Estrada União e Indústria, a partir das 9h. 


    Últimas