• Museu Imperial recebe cartas originais escritas por Dom Pedro II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/09/2017 14:25

    O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, o vice-prefeito, Baninho, e o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira receberam, ontem (04), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. O encontro aconteceu no Museu Imperial durante a visita do ministro à Petrópolis – representando o Presidente da República, Michel Temer – para a entrega das cartas de D. Pedro II enviadas ao Czar da Rússia Alexandre II, que foram doadas ao país pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ocasião, Leonardo Randolfo apresentou ao ministro as prioridades da pasta municipal e pediu recursos para reformas importantes na Biblioteca Municipal Central e Centro de Cultura Raul de Leoni.

    “Essa visita foi bastante oportuna, pois pudemos estreitar o relacionamento com o novo representante da nossa pasta na esfera superior do poder público. Foi excelente para mostrarmos como Petrópolis tem sua história formada pela cultura e por isso a necessidade de uma atenção especial. E a prova disso é o reconhecimento do chefe da República ao doar acervo tão significativo e importante para o nosso principal equipamento histórico-cultural, que é o Museu Imperial”, comentou Leonardo Randolfo.   

    Durante o encontro, o diretor-presidente do IMCE conversou com o ministro Sérgio Sá Leitão sobre a necessidade de intervenções na terceira principal biblioteca do estado, a Biblioteca Municipal Central Gabriela Mistral – orçada em R$ 3 milhões, um pleito defendido logo no início da gestão – assim como no prédio que abriga o acervo literário, o Centro de Cultura Raul de Leoni.

    “Reunimos um acervo de aproximadamente 150 mil volumes, com obras raras e acervo histórico com cerca de 900 mil documentos diversos. Esse patrimônio tem que ser preservado e parte deste trabalho está na conservação e atualização do acervo e do próprio espaço que o abriga. A obra prevê a recuperação de obras raras, a digitalização do acervo histórico e o recondicionamento das obras; além da reestruturação de todo o complexo; e também a modernização do sistema, além de material para a unidade”, explica o diretor-presidente do IMCE.

    Outro assunto debatido na reunião foi sobre o Sistema Municipal de Museus, o qual Petrópolis é pioneira sendo a única no estado e referência no país pela iniciativa.

    “Conversamos sobre as primeiras ações do Sistema Municipal de Museus com vistas à implantação do Bilhete Único de Museus, o Passe Imperial. Uma ação que vai facilitar e estimular ainda mais o acesso às instituições museológicas por meio de um ingresso único que vai oferecer o máximo de benefício aos visitantes e turistas, com um roteiro amplo e diversificado do que a Cidade Imperial tem de melhor a oferecer”, pontua Randolfo.

    Para o Ministro da Cultura, o encontro foi bastante produtivo e ele garantiu empenho e incentivo do governo federal nas ações que visam o acesso e a democratização à Cultura em Petrópolis.

    “Acho essa iniciativa do Passe Imperial bem bacana e temos que dar visibilidade a esse projeto. Petrópolis pode contar com o apoio do Ministério da Cultura nesse projeto e em outros, e vamos analisar sobre a questão da biblioteca e do Centro de Cultura”, disse o Ministro Sérgio de Sá Leitão.

    O encontro contou com presença do vice-prefeito Baninho; do secretário de Gabinete, Renan Campos; do secretário de Administração, Marcos Von Seenhausen; da deputada federal Cristiane Brasil; do chefe de Gabinete do Secretário Geral da República, Moreira Franco, e membro da Comissão de Curadoria da Alvorada, Antônio Lessa; e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo.

     


    Últimas