• Dirigente do Fed destaca incerteza nos EUA e alerta sobre conclusões precipitadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2022 14:49
    Por Ilana Cardial / Estadão

    Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de São Francisco, Mary Daly afirmou nesta sexta-feira, 7, que há muita incerteza no cenário econômico nos Estados Unidos. “Correr para uma conclusão pode ser muito debilitante”, disse, em evento online da Associação Americana de Economia.

    A dirigente avaliou que a comunicação do Fed tem sido “razoavelmente boa”. “Acho que não muitas pessoas previram que poderíamos acelerar o tapering”, ponderou.

    Entretanto, quando os dados vieram, o banco central começou a comunicar essa possibilidade para não surpreender o mercado. “Quando o comunicado oficial veio, foi quase um não evento”, comentou.

    Salários

    Mary Daly afirmou ainda que a espiral de alta nos salários nos Estados Unidos é algo a se ter em mente, mas que ainda não há vê presente nos dados. Para a dirigente, que não vota nas decisões monetárias deste ano, a estabilidade das expectativas para inflação no longo prazo atenua as preocupações.

    Ela pontuou, porém, que caso a espiral de salário ocorra, seria “bem difícil” de pará-la.

    A dirigente afirmou ainda que a alta na inflação não é temporária nos EUA porque a covid-19 também não é temporária, como foi pensado a princípio.

    Últimas