Aumento para 23 no número de vereadores: uma pauta para 2022
Por baixo, o ingresso de mais oito vereadores com a Câmara passando a ter 23 assentos significa aumentar em pelo menos o número dos cargos em comissão em mais 56 pessoas. E é por isso que os vereadores empossados não curtem a ideia, afinal, a quantidade de verba anual que o legislativo recebe, em torno de R$ 34 milhões, vai ter de continuar a mesma e mais: terão de dividir o mesmo bolo. Mas, é uma pauta que será obrigatória em 2022 iniciando com mudança na Lei Orgânica da cidade.
Voluntário
Tudo bem que o cara é gente boa, tanto que emplacou na gestão Bernardo Rossi, na do interino Hingo Hammes e agora vai pedir música no Fantástico com a terceira nomeação, na gestão Bomtempo. Mas, Marcelo Soares foi nomeado sem os vencimentos do cargo? Aí já é demais!
Consolação
Falando em nomeação, não era o cargo que Juvenil dos Santos queria, não. Ele que já foi secretário de Governo em mandatos anteriores de Rubens Bomtempo aceitou ser coordenador do Gabinete da Cidadania, que é um segundo escalão. Tá certo que não é nada, não é nada, mas já não fica na chuva. E mostra que a pressão funcionou, afinal, ele não estava fazendo questão de esconder o escanteio, não.
Não custa avisar
Talvez seja o caso de avisar aos servidores que estão com licença do trabalho por motivo de doença na família: cuidado com as redes sociais e fotos das comemorações do final de ano. Servem para um processo. E olha que a gente tem visto licenciados postando férias em Cabo Frio.
Cooperativas em alta
Na contramão dos maiores bancos do país — que já fecharam 2.080 agências desde o início da pandemia – as cooperativas de crédito pretendem expandir o atendimento à população. Pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito aponta que o segmento deve abrir 1,3 mil novas agências até o final de 2022, o que deve consolidar as cooperativas como a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional.
Posse sem nada
Em muitas localidades do país as cooperativas são a única opção para moradores. Nosso distrito da Posse nem isso tem. O governo federal anunciou que vai tentar uma nova licitação para abertura de uma lotérica na região depois de uma meia dúzia de tentativas fracassadas. A Caixa também ficou de avaliar se consegue abrir uma agência no local que tem perto de 10 mil moradores.
IPTU com 10,25% de reajuste
O IPTU todo mundo já está recebendo o carnezinho em casa – enfatizando os descontos de 10% a 5% entre janeiro e março. Porém, é bom frisar que o reajuste do imposto, feito pelo IPCA, é de 10,25%. E mais: a taxa de coleta de lixo também aumentou. E ainda vale destacar que o reajuste é igual mesmo para os locais onde a coleta nem é diária…
Anote e confira
E como 2022 é ano eleitoral e vão se reiniciar os pedidos de amizade em redes sociais. Amizades com prazo: terminam em outubro.
Prepara!
Primeira semana de janeiro é de lei: dezenas de apelos em redes sociais de pessoas em busca de cães e gatos que fugiram por causa da queima de fogos. E olha que em Petrópolis os fogos barulhentos são proibidos por lei. Mas, tema difícil de fiscalizar e conscientizar. Esse ano a prefeitura colocou dois telefones a disposição para denúncias com a promessa que vão funcionar 24 horas por dia.
Diferente?
Que coisa, né? A Câmara de Vereadores – essa que diz que é diferente de todas as demais – ainda sequer votou as contas de 2016 de Rubens Bomtempo e as de 2019 e 2020, de Bernardo Rossi. E mais: vão entrar nesta listinha as contas de 2021, do interino Hingo Hammes.
Domingão
E o primeiro domingo de 2022 tá gordo em atrações musicais. Ainda dentro da programação do Natal Imperial na Praça da Liberdade tem Concerto de Natal dos Menestréis (11h); banda Sambalanço (14h), Lucas Israel (16h) e Felipe Depoli Quarteto (20h). Rola ainda na Casa do Papai Noel, no Palácio Sérgio Fadel, show com a dupla Amanda e Matheus.
Conjunto da Posse
No conjunto habitacional da Posse metade dos apartamentos são de responsabilidade da Prefeitura e a outra metade do Estado. E em ambos os casos as obras tiveram problemas. Eis que os moradores conseguiram que o Estado inicie agora em janeiro reforma dos telhados dos blocos 1 ao 6. Mas os outros seis blocos, construídos pela prefeitura, eles aguardam ainda uma reunião de emergência que pediram ao vice-prefeito e Secretário de Obras, Paulo Mustrangi.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br