• Adultos têm só até amanhã para tomar a vacina contra o HPV: 700 foram imunizados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/08/2017 11:20

    A campanha para imunização contra o HPV entre os jovens de 15 a 26 anos foi intensificada pela Secretaria de Saúde. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o município aderiu ao movimento de vacinação em adultos e tem até amanhã (30 de agosto) para imunizar 2.490 pessoas. A Coordenação de Epidemiologia distribuiu 1.680 doses em unidades de saúde com rotina de vacinação e desde então cerca de 700 pessoas já tomaram a vacina. A ampliação da faixa etária ocorreu em todo o Brasil, em municípios que possuíam vacinas com previsão de validade para este ano. 

    As doses contra HPV estão disponíveis em 14 unidades de saúde com rotina de vacinação, de 9h às 16h –  com intervalo de 1h de almoço. Nas UBS do Retiro, Quitandinha e Itamarati a população pode se vacinar até as 19h30. A meta é aumentar o número de pessoas protegidas contra o vírus, que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero nas mulheres e cujo contágio ocorre também pela relação sexual.

    A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Elisabeth Wildberger, explica que a imunização dos adultos ocorrerá em três fases – no dia da vacinação, dois meses após a primeira dose e seis meses após a primeira dose. Ela reitera que após a aplicação, os adultos que se imunizarem poderão retornar às unidades para receber outras doses previstas no esquema de vacinação.

    “A imunização contra o HPV pode ajudar na prevenção ao câncer do colo de útero, pênis, ânus e garganta. É de grande importância que os adolescentes e a população que se enquadra nesta nova faixa etária se imunizem. Estamos evitando o desperdício das doses, já que a adesão à campanha está em baixa em todo o Brasil”, alerta Elisabeth Wildberger.

    A vacinação de adolescentes continua normalmente. Devem ser vacinados: meninas dos 9 aos 14 anos e os meninos dos 11 anos aos 14 anos, em ambos os casos, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses entre a primeira e a segunda dose. Atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus no município, mas a estimativa é que 18 mil sejam vacinados. 

    A coordenadora da Epidemiologia, Alessandra Cardoso explica que a vacina não deve ser aplicada em gestantes, mas pode ser aplicada em mães que estiverem amamentando. “A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. O vírus pode provocar também casos de câncer de pênis, ânus e garganta. A vacina é segura, não há contraindicação, o que ela pode provocar de reação é uma febre leve e a região ficar um pouco dolorida como pode ocorrer em qualquer outra aplicação de vacina. Gestantes não podem ser vacinadas, mas mães que estiverem amamentando podem tomar a vacina”, explica a coordenadora da Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

    A campanha contra o HPV foi adotada em todo o Estado do Rio de Janeiro pelo SUS, e posteriormente por outros estados e pelo Ministério da Saúde, após a publicação da Lei 6.060/11 de autoria então deputado estadual, hoje prefeito, Bernardo Rossi.

    A imunização para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando inicialmente os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da imunização em junho deste ano, passando a aplicação das doses em meninos de 11 até 15 anos incompletos. Também terão direito a vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e radioterapia.


    Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

    *Atendimento de 9h às 16h – com intervalo de 1 hora de almoço 

     

    ?Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – Rua Santos Dumont, S/Nº

    ?PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

    ?PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

    ?UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n

    ?Ambulatório Escola – Rua Bernardo Proença nº 32

    ?Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

    UBS Morin – Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

    UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

    UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n

    ?PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530

    Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455.

     

    *Atendimento de 9h às 19h30 – Com intervalo de 1 hora de almoço 

    ?UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400

    ?UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n 

    ?UBS Itamarati – Rua Hívio Naliato nº 169 

     

     


    Últimas