Cozinha sem Neura: A Magia do Natal direto da Cozinha + Receita natalina
Das lembranças mais antigas que tenho acerca do natal, todas elas tem cheiro. Cheiro das frutas típicas dessa época perfumando a casa, cheiro dos temperos que usamos religiosamente nas comidas natalinas, cheiro do Chester assando já quase na hora de ceiar, e o cheiro da canela nas rabanadas que são o que eu mais amo comer no natal.
Na minha família, nos reunimos no dia 24 e passamos o dia preparando todas as delícias típicas do Natal. Antigamente meus pais assumiam o controle de tudo que acontecia na cozinha e eu e minha irmã ficávamos observando e auxiliando. O tempo passou e, hoje, minha irmã e eu assumimos a cozinha junto com meus pais que fazem questão de manter algumas tradições com todo toque especial que só eles sabem dar.
As rabanadas são a especialidade de mamãe. O pernil ninguém toca, só meu pai. Já todas as outras delícias ficam por minha conta e da minha irmã. Enquanto isso as crianças correndo pela cozinha, perguntando de tempos em tempos se o Papai Noel já vai chegar. Um ou outro passa por lá também pra beliscar algum quitute, e em todo tempo estamos ali, reunidos, cozinhando, confraternizando e eternizando momentos e costumes. É por isso que eu amo essa data. Porque tenho essa doce lembrança do costume de estar junto com quem amo fazendo o que mais amo: cozinhando.
E vou deixar registrada aqui uma dessas receitas de família que perfumam e encantam nossos natais.
Rabanadas Recheadas
1 pão para rabanada;
1 xícara de leite;
1 colher de (sobremesa) de essência de baunilha;
300g de doce de leite;
1/2 caixinha de leite condensado;
3 ovos;
Açúcar e canela á gosto.
Modo de Preparo:
Com uma faca de serrinha, corte o pão com aproximadamente 1 dedo de largura. Passe doce de leite em uma parte, e una com outra parte. Em uma vasilha misture o leite, a baunilha, e o leite condensado. Em outra vasilha, coloque os ovos e bata com um garfo. Mergulhe o pão recheado na mistura de leite, e depois nos ovos batidos, deixe escorrer e frite em óleo quente. Após fritar, passe as rabanadas no açúcar com canela.