Casa da Princesa Isabel recebe exposição sobre a Colonização Germânica de Petrópolis
Foi aberta neste fim de semana, na Casa da Princesa Isabel a mostra: “Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis”. A exposição é o resultado de um projeto de 10 anos, produzido por artistas petropolitanos com a colaboração de historiadores, e conta de forma inédita, os aspectos da formação da cidade por meio de artes plásticas, fotografias e referências históricas. A mostra acontece de dias 11 de dezembro a 27 de fevereiro de 2022, de quinta a domingo.
A mostra foi produzida por quatro artistas petropolitanos da mesma família, integrantes da Di Paola Criações Artísticas. A proposta é conduzir e envolver o visitante pelo imaginário cultural dos colonos germânicos que começaram a chegar na região a partir do século XIX.
De forma lúdica, a história da colonização germânica na cidade é contada para crianças e adultos. A pesquisa, de mais de 10 anos, reúne fotografias do acervo do Museu Imperial, artes e referências históricas. A maior parte das peças foram confeccionadas em papel, e modeladas em diferentes dimensões.
A primeira edição da mostra aconteceu em outubro deste ano, e em dez dias, recebeu cerca de 7 mil visitantes. De volta à Casa da Princesa Isabel, a exposição ficará até o dia 27 de fevereiro de 2022, aberta de quinta-feira à domingo, de 10h às 13h, e 14h15 às 18h. A entrada custa R$ 10. O evento segue os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19.
*Matéria atualizada às 09h35 para correção da data final da mostra.