Edição Verão do Solstício do Som terá 30 horas de música ao vivo, no Centro de Cultura
A 23ª edição do festival multilinguagem Solstício do Som já tem data definida. O evento que marca a edição de verão e celebra a cultura local em suas diversas vertentes vai ocorrer entre os dias 19 e 21 de dezembro, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
Serão 30 horas de música ao vivo, com apresentações de 11 grupos e a volta do tradicional palco livre (jam session) de encerramento. O evento também terá saraus de poesia, apresentações de dança e entrevistas literárias de lançamentos recentes.A 23ª edição do Solstício do Som será transmitida on-line pelo canal do Solstício do Som (youtube.com/solsticiodosom).
João Verleun, idealizador do festival, ressalta a importância da realização do festival que incentiva e estimula a produção original.“O Solstício é um evento que valoriza artistas que têm profunda ligação com Petrópolis e com a história do festival, que teve sua primeira edição em 2010”, diz. E comemora ainda o fato de o evento que respira cultura ser realizado neste ano em um espaço que estava abandonado, sem manutenção e não vinha sendo utilizado exclusivamente para a cultura.
“Vemos que começa a haver uma preocupação em readequar o Centro de Cultura que, nos últimos anos, estava sendo utilizado com outras finalidades. Então, esta edição do Solstício do Som chega para colaborar com essa reocupação. Sendo assim, o festival, que tem como característica a ocupação inovadora, responsável e revitalizadora de espaços públicos, aceitou a missão de realizar o evento com apresentações originais e independentes”, afirma.
Galeria Michael Lennertz
Resgatada na edição de inverno, a Galeria Michael Lennertz, será montada no Espaço Alternativo do Centro de Cultura e segue homenageando a memória do fotógrafo Michael Lennertz, entusiasta do evento, que fotografou e colaborou com as primeiras edições. A artista visual, arte educadora e fotógrafa, Isabela Bentes, que é a curadora da Galeria, conta que serão expostas obras de 20 artistas petropolitanos.
“A exposição valoriza a arte local e será um marco no retorno das exposições no Centro de Cultura. Os trabalhos expõem produções realizadas durante a pandemia ou que levantem temas que tiveram impactos nos processos criativos desses artistas durante esse momento sombrio”, conclui Isabela.
Confira a programação:*
- 19 de dezembro
16h – Cris de Lyra
18h – Flash
20h – André Doninski
22h – Loba & Nega Preto
- 20 de dezembro
16h – Benedito
18h – Fella
20h – Jorge Amorim & Tribo
22h – Àiyé
- 21 de dezembro
16h – Hot Sofa
18h – Kika Notini
20h – Dub Lyrio
21h – Palco Livre
*sujeita a alterações