• Biblioteca e arquivo histórico seguem fechados: usuários não podem usar espaço de leitura e pesquisa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2021 16:26
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Com a pandemia, a Biblioteca Municipal Gabriela Mistral e o Arquivo Histórico de Petrópolis foram fechados ao público em março de 2020. No entanto, mesmo com a flexibilização e reabertura dos departamentos públicos do município, ambos os setores, que funcionam dentro do Centro Cultural Raul de Leoni, continuam com suas portas fechadas. Pesquisadores e frequentadores lamentam. A prefeitura informou que o espaço passa por obras, mas não deu prazo para a reabertura.

    Desde abril deste ano, está funcionando um sistema de empréstimos de livros. O usuário precisa indicar o título e retirar o exemplar no Instituto Municipal de Cultura, que fica no primeiro andar do centro cultural. O atendimento no arquivo histórico está sendo feito de forma remota, com informações passadas por e-mail, Whatsapp e telefone.

    Para pesquisadores, no entanto, a impossibilidade de fazer pesquisas pessoalmente dificulta o trabalho. “Acredito que, como eu, vários outros pesquisadores da cidade tenham tido os projetos impactados pela pandemia e, consequentemente, pela interrupção nos atendimentos presenciais do Arquivo Municipal. A equipe tem feito um trabalho excepcional no envio das demandas do público seja por e-mail ou WhatsApp, mas com a retomada da maior parte dos setores e dos eventos, nós também nos vemos na necessidade de voltar a frequentar o espaço e, a partir dele, abrir novos caminhos para as pesquisas”, disse Carolina Freitas, jornalista e escritora.

    A insatisfação pela falta de acesso ao local é partilhada pela historiadora Rachel Wider. “O Arquivo Municipal é de extrema importância para os pesquisadores, não só de Petrópolis, mas de vários municípios que aqui buscam apoio no excelente acervo. Como historiadora e pesquisadora utilizo o Arquivo Municipal há 5 anos e sempre tive um atendimento maravilhoso. Durante a pandemia, tive que utilizar o atendimento remoto algumas vezes, o que sobrecarrega os funcionários do arquivo e acaba não sendo tão bom para a pesquisa. Acredito que, com um agendamento prévio, ele tenha condições de reabrir e continuar a ser tão importante para todos nós que dependemos dele”, apontou Raquel.

    A Prefeitura de Petrópolis informou que o Centro de Cultura está passando por obras em função de problemas detectados na estrutura no início de janeiro, assim que a atual gestão assumiu, especialmente vazamentos que danificaram piso e mobiliário em diferentes espaços. O Teatro Afonso Arinos, que também funciona no prédio, já foi totalmente recuperado – com troca de piso, adaptações para garantir acessibilidade e reforma dos camarins e banheiros. A sala Guiomar Novaes também já está pronta. As intervenções ocorrem agora no Cine Humberto Mauro.

    A prefeitura informou que o empréstimo de livros pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados podem ligar para o telefone (24) 2233-1228 e agendar um horário para buscar o exemplar que deseja.

    Últimas