• Unidade pós-cirurgia é inaugurada no Alcides Carneiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/03/2016 17:24

    A Prefeitura inaugurou hoje a primeira unidade especializada de terapia pós-cirúrgica da cidade, no Hospital Alcides Carneiro (HAC). A Unidade Pós-Cirúrgica, chamada de UPC, conta com sete leitos que darão retaguarda ao centro cirúrgico do hospital. Dados da Secretaria de Saúde mostram que este setor registrou um dos maiores crescimentos no número de procedimentos: nos últimos três anos, o número de cirurgias realizadas no HAC aumentou 73%, saltando de 3.848 em 2012 para 6.669 em 2015.

    “Ver este hospital funcionando nos enche de orgulho. Estamos cumprindo nossa missão, que é transformar o Alcides Carneiro, dar ao povo petropolitano uma unidade resolutiva”, destacou o prefeito, acrescentando que “o novo serviço qualifica ainda mais o HAC”. “É um novo momento dentro do Hospital Alcides Carneiro”, frisou.

    O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destacou a importância do hospital para a rede de saúde do município. “Esse novo setor vai atender a todo o sistema público de saúde da cidade. O HAC tem papel fundamental para o funcionamento da nossa rede”, ressaltou.

     A diretora-geral do hospital, Ronye de Lourdes Faraco enfatizou que um dos maiores ganhos da implantação do novo serviço é a “certeza da realização de procedimentos cirúrgicos”. “O Alcides Carneiro atende toda a rede municipal de saúde e as cirurgias são realizadas aqui. Com os leitos de retaguarda, teremos este leito para internação garantido, não sendo necessária reserva em leitos clínicos, por exemplo. É um momento muito especial para os nossos pacientes e para a nossa equipe de profissionais do centro cirúrgico”, disse.

    O coordenador responsável pela UPC, Luiz Eduardo Santos Fontes, também comemorou a nova conquista. “Temos que parabenizar a prefeitura e a secretaria por essa iniciativa. Teremos aqui um serviço de excelência. É um momento de crescimento para a nossa cidade”.

    O diretor da Fase, Paulo César Guimarães destacou que com as implantações de novos serviços no HAC, Petrópolis anda na contramão do Estado dentro de um cenário negativo. “O que estamos vendo ultimamente são hospitais fechando, leitos sendo suprimidos, profissionais denunciando a falta de pagamentos. Mas aqui em Petrópolis, estamos abrindo leitos, criando novos serviços e qualificando ainda mais o trabalho realizado dentro do hospital”, disse. Também participaram da solenidade o vereador Ronaldo Ramos, o diretor técnico do HAC, Lécio Carneiro, e o presidente do Sehac, Antônio Alves Moreira; além de funcionários do hospital e da Secretaria de Saúde.

    A implantação do novo setor faz parte da reestruturação do HAC que nos últimos três anos passou a oferecer também o serviço de nefrologia, de cirurgias vascular, urológica e pediátrica; além de ganhar novos aparelhos como tomografia digital e ressonância magnética. O HAC também passa pela sua primeira grande reforma que garantirá uma cara nova a maternidade, pediatria e portaria; além de ampliação de leitos das clínicas médica e cirúrgica.


    Últimas