Suspeitos de crime ambiental em Itaipava fogem após verificação de policiais; agentes identificam 5 mil metros de área degradada
Policiais Militares Ambientais identificaram, nessa quinta-feira (9), cerca de 5 mil metros quadrados de área degradada em Itaipava. Através de informação passada junto ao programa Linha Verde do Disque Denúncia, os agentes foram ao local mencionado, que fica na BR-040, na pista sentido Rio de Janeiro, próximo ao Castelo de Itaipava. Os policiais identificaram, então, que pessoas estavam desmatando a vegetação e derrubando árvores nativas com objetivo de realizar construções irregulares no interior da mata.
A equipe constatou, ainda, a abertura de uma estrada, movimentação do solo e supressão de vegetação dentro de uma área de preservação permanente, já que havia um córrego nas imediações. Uma máquina retroescavadeira e um trator esteira, estavam sendo operadas por duas pessoas que, ao avistarem os policiais, fugiram para o interior da mata, abandonando os veículos. Como não havia nenhuma placa indicativa de licenciamento e com base nos artigos 48 e 60 da lei de crimes ambientais, os agentes se dirigiram à 106ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do app “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.