• Parceria entre APPO e Auto Escola proporcionará vitoriosa a realizar sonho de aprender a dirigir

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2021 09:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O ano de 2021 foi um ano atípico para todas as pessoas, complexo com relação as novas conquistas, mas para a vitoriosa Marcia Novena, de 51 anos, é o ano que vai ficar marcado como o primeiro passo para a liberdade de aprender a dirigir. Um sonho que foi adiado, várias vezes, a última delas, por causa do câncer.

    Em janeiro de 2011, aos 40 anos, a cozinheira Marcia Novena, descobriu um câncer de mama. A partir daí vieram inúmeros questionamentos, tristeza e revolta por ter sido acometida pela doença. Um processo difícil, mas a vontade de viver era maior. Marcia começou o tratamento em julho de 2011, com sessões de quimioterapia e radioterapia, que terminaram em março de 2012.

    Dez anos depois, Marcia continua em tratamento. Toma diariamente um remédio para reduzir o risco de reincidência da doença. “Tomei o remédio por 05 anos e o médico indicou que eu tomasse por mais 05. O tratamento termina este ano. São 10 anos de luta e de muita fé”, destacou Marcia Novena.

    Pois, se dizem que depois da tempestade, vem a bonança, Marcia hoje vive a vida de antes da descoberta do câncer de mama. Trabalha, cuida da família e de todos os afazeres da vida. Mas a vontade de aprender a dirigir, ainda estava guardada no coração. Estava porque este ano, esse sonho vai se concretizar, por meio de uma parceria da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos com a Auto Escola Serra Verde.

    “Eu recebi a ligação da APPO, falando que eu tinha sido a escolhida para receber uma carteira de habilitação. Eu nem acreditei na hora. Não sabia se ria ou se chorava! Agradeci muito e agora estou ansiosa para começar as aulas”, relembrou Márcia.

    A parceria da APPO com a Auto Escola, vem desde 2016. Ao longo dos anos, a colaboração chegou de diversas formas e, desta vez, por meio de uma carteira de habilitação para uma vitoriosa. Para a escolha de quem seria contemplada, vários nomes foram indicados pelos colaboradores da APPO e avaliados pelo setor de psicologia e serviço social da Associação. Após uma análise criteriosa, chegou-se a decisão de que Márcia seria a vitoriosa contemplada.

    “Nos preocupamos muito com as questões sociais e desde que tivemos conhecimento da credibilidade do trabalho da APPO, fizemos questão de contribuir com tudo que estivesse ao nosso alcance. Este ano, vamos doar o curso de formação de condutor em veículo automático para a Márcia e estamos muito felizes em fazer parte deste momento na vida dela” destacou Marco Antônio Neto, proprietário da Auto Escola.

    De acordo com a ginecologista e mastologista, Marilda Plácido, as mulheres que passam pela cirurgia de mama, na maior parte dos casos, também são submetidas ao esvaziamento axilar, para retirar os gânglios da axila, que é para onde, geralmente, o câncer se espalha. “Este procedimento interfere no sistema de drenagem linfática da região, que pode causar uma retenção de líquido. Qualquer esforço físico feito produz um líquido e, com a drenagem prejudicada, pode haver inchaço, principalmente no membro superior do lado onde o procedimento foi feito”, explica Marilda.

    Por isso, é indicado que a paciente não faça esforço excessivo e repetitivo, como carregar peso, varrer, mexer a panela por muito tempo e dirigir, já que, dependendo do carro, pode exigir muito esforço. O mais indicado para esses casos é que o carro tenha direção hidráulica e seja automático para minimizar o esforço feito e o risco de inchaço.

    Para a equipe da APPO, é uma alegria imensa fazer parte deste momento na vida de uma vitoriosa. “Em primeiro lugar, é a realização de um sonho para qualquer mulher, estar habilitada para dirigir. Não é apenas uma carteira de motorista, tem um significado muito maior de liberdade, de não depender de outras pessoas para coisas simples no dia a dia. Que outras empresas, sigam o exemplo da Auto Escola Serra Verde e façam a diferença na vida das pessoas com câncer”, destacou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.

    Para Marcia, ter a carteira de habilitação em mãos vai ser mais uma vitória de tantas que ela experimentou na vida. A mais importante, sem dúvida, foi vencer o câncer de mama. “Vai me mostrar mais uma vez que eu sou uma mulher vitoriosa e que tudo na vida é possível. Se você está passando por um momento difícil na vida, seja ele qual for, jamais se esqueça, que nunca devemos perder a fé em Deus, na vida e no ser humano. Você também vai vencer e sair vitoriosa!”, finalizou Marcia.

    Últimas