• Aniversário natalício de 196 anos de D. Pedro II é celebrado com missa na Catedral São Pedro de Alcântara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/12/2021 18:21
    Por Luana Motta

    O aniversário natalício de 196 anos de D. Pedro II, no dia 02 de dezembro, foi celebrado com uma missa de ação de graças na Catedral São Pedro de Alcântara, no último domingo, dia 05, data que marca a passagem dos 130 anos de sua morte. A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão e co-celebrada pelo Padre Adenilson, pároco da Catedral. Foi realizada uma pequena cerimônia no mausoléu da Família Imperial, com a presença de Dom Francisco de Orleans de Bragança e de sua esposa Rita de Cássia Pires de Orleans e Bragança e seu filho Francisco Theodoro de Orleans e Bragança, e autoridades.  

    Durante a celebração, Dom Gregório destacou a importância do imperador para a História do Brasil e, especialmente, para Petrópolis, cidade por ele fundada e grande benemérito da Catedral junto com sua filha, a Princesa D. Isabel. Após a missa, houve uma pequena cerimônia no mausoléu, que fica dentro da Catedral, participarem os integrantes da família imperial, a Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Maria de Fátima Moraes Argon, dos confrades Fernando Costa, Afonso Guedes Vaz, Luiz Carlos Gomes, Enrico Mattievich e da confreira Marisa Guadalupe Plus; Dr. Cléber Alves da Academia Petropolitana de Letras; Dr. Gastão Reis, Dr. Bruno Hellmuth e outros convidados.

    Dom Francisco prestou sua homenagem, depositando flores ao seu trisavô. Agradeceu a cerimônia e destacou as qualidades de D. Pedro II, o homem e político, e disse sentir orgulho de ser de sua descendência. 

    A presidente do IHP, Fátima Argon, que também depositou flores brancas no túmulo, rendeu homenagens ao patrono. “O IHP rende suas homenagens a D. Pedro por ser ele o patrono  da Casa como também pelo importante papel que desempenhou durante os quase cinquenta anos como chefe de Estado, destacando principalmente a sua atuação nas artes e nas ciências”, disse.

    Últimas